[weglot_switcher]

Uber e Baidu anunciam parceria estratégica para veículos autónomos

Isso vai permitir que os veículos autónomos da Baidu, os Apollo Go, passem a estar disponíveis na plataforma Uber, em vários mercados fora dos Estados Unidos e na China. “A colaboração vai focar-se no aumento da oferta de opções económicas e fiáveis de ridesharing ao trazer os veículos autónomos mais avançados da Baidu para a rede da Uber”, esclareceram as duas empresas.
17 Julho 2025, 12h32

A Uber e a Baidu, empresas cotadas no Nasdaq e na Bolsa de Nova Iorque, anunciaram uma parceria estratégica na área dos veículos autónomos.

Isso vai permitir que os veículos autónomos da Baidu, os Apollo Go, passem a estar disponíveis na plataforma Uber, em vários mercados fora dos Estados Unidos e na China.

“A colaboração vai focar-se no aumento da oferta de opções económicas e fiáveis de ridesharing ao trazer os veículos autónomos mais avançados da Baidu para a rede da Uber”, esclareceram as duas empresas.

Estes veículos devem chegar primeiro aos mercados da Ásia e do Médio Oriente mais para o final do ano. “Após o lançamento se alguém solicitar uma viagem pela Uber pode-lhe ser apresentada a opção de fazer a sua viagem com o veículo autónomo da Baidu, o Apollo Go”, salienta as organizações.

Os Apollo Go têm uma frota de mais de mil veículos, ao nível global, espalhados por 15 cidades, entre as quais o Dubai e Abu Dhabi. Até maio as viagens cumulativas feitas ao público ultrapassaram os 11 milhões, referiram as empresas no anúncio da parceria estratégica na área dos veículos autónomos.

“Estamos comprometidos em trazer os benefícios da tecnologia de veículos autónomos para mais pessoas, e em mais mercados, e esta parceria com a Uber representa um grande marco em trazer esta tecnologia para uma escala global”, disse o co-fundador, chairman e CEO da Baidu, Robin Li.

“Estamos entusiasmados por trabalhar com a Uber para fornecer soluções de mobilidade autónoma seguras e eficientes para os passageiros de todo o mundo”, acrescentou Robin Li.

“Esta parceria junta duas das empresas tecnológicas mais icónicas do mundo para ajudar a moldar o futuro da mobilidade”, disse o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi.

“Sendo a maior plataforma do mundo, abrangendo mobilidade, entrega e frota, a Uber está numa posição única para ajudar os líderes de veículos autónomos como a Baidu a levar a sua tecnologia autónoma ao mundo”, sublinhou Dara Khosrowshahi.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.