[weglot_switcher]

Uber vai adotar carros da BYD na Europa e as duas vão desenvolver veículos autónomos

Uma parceria entre as duas empresas dita que a fabricante chinesa vai entregar até 100 mil viaturas à Uber, para o mercado europeu e América Latina. As companhias têm ainda planos para desenvolver veículos sem necessidade de motorista.
31 Julho 2024, 16h41

A Uber e a BYD vão avançar com uma parceria que vai permitir aos motoristas na Europa trabalharem com carros produzidos pela empresa chinesa. Em simultâneo, ambas vão trabalhar no desenvolvimento de carros autónomos para a plataforma da Uber.

Através de um comunicado de imprensa, as duas empresas indicam que a parceria pode levar à entrega de até 100 mil veículos da BYD à Uber, para os mercados europeu e da América Latina. Uma parceria sobre a qual se coloca desde já uma barreira, pelas taxas impostas por Bruxelas sobre a importação de carros chineses, podendo ascender até aos 38%.

As duas companhias têm planos para expandir o acordo aos mercados do Médio Oriente, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Isto numa altura em que a BYD já é dominante no mercado automóvel chinês e ultrapassou a Tesla na produção total de veículos em dois anos consecutivos.

Por outro lado, o mercado europeu, assim como os países da América Latina, podem começar a receber veículos da BYD cuja condução é feita de forma autónoma (sem necessidade de motorista).

Em causa está o “maior acordo” em todo o mundo, nesta matéria, de acordo com a CEO da Uber, Dara Khosrowshahi. A responsável salienta o “entusiasmo com os benefícios que esta parceria vai gerar para condutores, consumidores e para as cidades”, em declarações citadas no documento.

“A Uber e a BYD partilham o compromisso de inovar por um mundo mais verde e mais limpo”, sublinhou o presidente da firma chinesa, Chuanfu Wang.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.