[weglot_switcher]

UE reabre fronteiras a 1 de julho a cidadãos de apenas 15 países. EUA e Brasil excluídos

A lista é susceptível de ser modificada, tendo por base critérios epidemiológicos. No caso da China, o levantamento do veto de entrada está sujeito a reciprocidade.
28 Junho 2020, 10h33

Uma primeira lista está feita. Apenas cidadãos de 15 países poderão voltar a entrar no espaço da União Europeia já a partir de quarta-feira, 1 de julho, data de reabertura das fronteiras encerradas em março para conter o contágio da Covid-19.

A notícia é avançada pela agência Europa Press, que cita fontes europeias e inclui os nomes dos países cujos nacionais serão os primeiros a entrar na UE. A saber: Argélia, Austrália, Canadá, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia, Uruguai, Geórgia e China. No caso da China, o levantamento do veto de entrada estará sujeito a reciprocidade.

O princípio de acordo sobre os critérios epidemiológicos que devem cumprir os países terceiros para que os seus nacionais possam viajar ao espaço da União Europeia foi alcançado esta sexta-feira, refere a agência, acrescentando, porém, que nem todos os estados-membro responderam “dentro do prazo”, pelo que o compromisso carece de afinações, que serão efetuadas ao longo deste domingo.

Segundo a Europa Press, a lista dos 15 é suspetível de ser modificada, tendo sempre por base critérios epidemiológicos.

Para já, ficam de fora países como Estados Unidos, Rússia e Brasil, onde a situação epidemiológica não oferece segurança por receio de novos surtos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.