Na primeira semana de novembro, todos os caminhos vão dar ao Parque das Nações, em Lisboa, para a edição 2019 da Web Summit. E, mais uma vez, o Reino Unido vai lá estar!

O nosso GREAT stand estará no pavilhão 4, com várias atividades durante os três dias do evento, incluindo encontros com alguns dos oradores britânicos, e muita informação sobre o Reino Unido nas áreas da inovação, tecnologia e criatividade. A criatividade é aliás o cartão de visita do Reino Unido. Apesar de termos menos de 1% da população mundial, temos uma das maiores e mais vibrantes indústrias criativas do mundo, da televisão ao cinema, passando pela música, produção editorial, moda e videojogos.

Temos uma reputação global no que respeita à qualidade do nosso ensino e produção científica: 11 das 100 melhores universidades no mundo são britânicas, e mais de um terço dos laureados com um Nobel que estudaram no estrangeiro, fizeram o seu percurso académico no Reino Unido.

Somos também líderes na Investigação e Desenvolvimento (I&D) e, no âmbito da nossa Estratégia Industrial, queremos aumentar o investimento total em I&D para 2,4% do PIB até 2027. Somos e queremos continuar a ser líderes em Inteligência Artificial – no ano passado, o Governo anunciou um “AI Sector Deal”, garantindo cerca de mil milhões de libras de investimento público e privado para desenvolver competências e potenciar as oportunidades que esta tecnologia revolucionária nos coloca.

O Reino Unido é também um hub global de tecnologia. Metade dos unicórnios europeus são britânicos e a nossa economia digital representa hoje 7% do VAB total e cerca de um quarto das nossas exportações. Estes são apenas alguns dos fatores que fazem do Reino Unido o principal destino de Investimento Direto Estrangeiro na Europa.

Para além do stand na Web Summit, é possível que por esses dias se cruze nas ruas de Lisboa com um clássico autocarro de dois andares com as cores da bandeira britânica. Além de acolher uma “GREAT party” na terça-feira 5 de Novembro junto à “Pink street”, onde vai decorrer a “Night Summit”, no dia 6, o nosso autocarro também vai acolher a final da nossa competição para startups.

Esta competição, lançada no âmbito do Global Entrepreneur Programme – um programa do Governo britânico de apoio à criação e aceleração de novas empresas, que já angariou mais de mil milhões de euros de capital de risco desde que foi lançado, em 2004 –, irá premiar as startups de base tecnológica mais inovadoras presentes na Web Summit.

Desde que cheguei a Portugal, tenho defendido que há vida para além do Brexit. A nossa presença na Web Summit procura precisamente projetar o Reino Unido como destino de investimento e reforçar as nossas ligações com Portugal e outros parceiros europeus nas áreas do empreendedorismo, inovação e tecnologia, fulcrais para a prosperidade dos nossos países.