O que têm em comum Lisboa e Busan, na Coreia do Sul? Ao que parece, muita coisa. “Busan fica à beira-mar, tem peixe e marisco muito, muito frescos. As pessoas são calorosas e amigáveis”, começa por enumerar a chinesa Siran Yu, que nos recebe com toda a pompa e circunstância no seu Busan Table BBQ, o restaurante de barbecue coreano que abriu em Março na Avenida Fontes Pereira de Melo. Além da semelhança entre as duas cidades, a avó da proprietária vivia em Busan, daí o nome. Aqui, o conceito é simples: juntar amigos à volta do fogo e dar a conhecer esta faceta da cozinha coreana, ao mesmo tempo que se enaltece Lisboa.
Na decoração há elementos das duas cidades ilustrados em néons que sobressaem na base cinzenta das paredes e das mesas em metal. Os bancos a preto e branco têm a cara da icónica actriz norte-americana Marilyn Monroe, muito admirada por Siran Yu, que também escolheu o seu “poema favorito” de Camões para dar luz ao espaço. Há lugar para 60-70 pessoas, divididas em 15 mesas equipadas com o grelhador a carvão, um extrator de fumo, pinças e tesouras para que cada um cozinhe as suas próprias proteínas. “Se o cliente não estiver habituado, todos os funcionários são muito bons a grelhar e estão disponíveis para ajudar”, esclarece.
Apesar das raízes chinesas, foi com a cozinha coreana que Siran Yu – que se desdobra entre o restaurante, um mestrado em direito e o trabalho num banco – se quis estrear no mundo da restauração. “Esta é a comida que eu como desde a minha infância”, revela. O mesmo se pode dizer do seu sócio e namorado, Xiaodi Zhang, também da China, que ao contrário da sua companheira já tem experiência na área. “Ele já está na indústria há muito tempo. Antes tinha um restaurante chinês”, conta. No futuro, querem expandir a marca. “Esse é o sonho”, confessa.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com