Expressões como Home Sweet Home, Feels Like Home ou There’s No Place Like Home ganham uma nova dimensão quando pensamos na mais recente tendência: o nesting. Uma moda que promove o ficar em casa durante o fim-de-semana, um tempo de qualidade sem a ansiedade de ter que sair para fazer coisas.

A casa enquanto ninho é um conceito fundamental para os seres humanos, porque está intrinsecamente relacionado com aspetos fundamentais de boa saúde psicológica e sentimentos básicos de segurança e conforto.

A correria do dia a dia e o tempo excessivo passado semanalmente fora de casa aumentam a ansiedade e o stress. O nesting, ou o tempo de repouso em casa, reduz estes níveis, melhora a saúde mental, reduz a tensão emocional e equilibra o corpo e a mente.

Segundo um estudo do Journal of Health Psychology, fazer jardinagem numa varanda pode ser um bom antídoto para equilibrar os níveis de cortisol, uma hormona que ajuda o organismo a controlar o stress, reduzir as inflamações e manter os níveis de açúcar. Mas existem muitos outros remédios caseiros como ler, cozinhar para a família e para amigos, dormir e até (há quem consiga) não fazer nada!

Mas, para ficar em casa é necessário que esta seja efetivamente o nosso refúgio. Um espaço confortável e acolhedor, um reflexo e extensão de nós próprios, no qual consigamos abstrair-nos do mundo exterior, relaxar e usufruir de tudo o que precisamos.

Esta nova tendência contribui inclusive para influenciar as tipologias das novas habitações. Uma maior preocupação com o interior da casa leva à criação de áreas pensadas para a vivência do dia a dia, linhas modernas, acabamentos atualizados, recurso a materiais de qualidade, áreas exteriores que proporcionam vistas sobre a cidade ou mesmo apartamentos com áreas de lazer. Tudo para que se possa viver o melhor da cidade, mas sem sair de casa.

Se pensava que esta tendência era incompatível com as grandes cidades, não podia estar mais enganado. Os inúmeros projetos de reabilitação urbana, de que os centros das principais cidades nacionais e internacionais têm sido alvo, muito contribuem para a criação destes ninhos citadinos, que transformam o interior dos edifícios históricos, conservam as fachadas e perpetuam a sua história.

É nossa convicção que a reabilitação das cidades contribui não só para revigorar as ruas e as casas, mas também as mentes de quem nelas habita. As características exclusivas dos novos produtos incentivam a passar mais tempo em casa e a convidar os amigos para entrar, em vez de sair!