Um olhar nacional sobre 2019

Correu de feição a António Costa, vencedor de todas as eleições realizadas fora da Madeira, manteve a tendência de Marcelo Rebelo de Sousa para a omnipresença, no Palácio de Belém ou na comunicação social, e revelou novas figuras, nos relvados e nas bancadas da Assembleia da República. Mas o ano de 2019 em Portugal também se fez de declarações espantosas de um empresário alegadamente sem dívidas, da análise de negócios ruinosos ou de greves à revelia das centrais sindicais.

Recomendadas

Infografia | Ações da Tesla com desempenho em bolsa eletrificante

Quem investiu mil dólares em ações da Tesla no dia 29 de junho de 2010, estreia da negociação dos títulos em bolsa, teve uma valorização de 2.284%. Face ao preço de fecho de quarta-feira, aqueles mil dólares valiam 22.840 dólares.

Com a bola nos pés, estes homens são os mais valiosos do mundo

Numa avaliação de mercado nos cinco principais campeonatos de futebol da Europa (Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A, Ligue 1), o CIES – Observatório do Futebol identificou 166 jogadores com um valor de mercado igual ou superior a 50 milhões de euros. Estes 166 atletas da Big 5 no seu conjunto representam mais de 12 mil milhões de euros. Os números enchem os olhos e entre os mais valiosos há seis portugueses.

Dívida pública: perder peso continua a ser o objetivo crucial

Na balança do endividamento, Portugal ainda está na classe dos pesos-pesados na Europa a par de Grécia e Itália, embora ainda longe do campeão mundial em título, o Japão. O crescimento económico e a descida do custo do financiamento têm ajudado, mas o caminho de redução da alavancagem face ao PIB ainda é longo. Ficar abaixo dos 100% só deverá ser possível a partir de 2023.
Comentários