Dois países vizinhos que seguem caminhos opostos em termos de carga tributária. O jornal espanhol “El Economista”, especializado em temas económicos, elogiou Portugal esta segunda-feira num editorial em que não tem dúvidas em afirmar que o “país vizinho” está a tornar-se “muito mais competitivo”.
Enquanto o Governo espanhol prepara “uma bateria de aumento de impostos em múltiplas frentes (empresas, banca, combustíveis, poupança, tabaco”, esta política fiscal “encontra o seu contraste na fronteira oeste de Espanha”, destaca o jornal esta segunda-feira.
Um Governo português “que é capaz de negociar o seu Orçamento, impulsiona três descidas no IRS, uma descida no imposto sobre as empresas e outra no imobiliário, afiança assim uma política que nos últimos anos lhe permite disfrutar de um superávit nas suas contas e lhe dá vantagem clara aos olhos do capital estrangeiro
Sobre os investidores estrangeiros, escreve o “El Economista” que estes “encontrarão em Portugal não apenas condições fiscais mais competitivas mas também uma maior segurança em comparação a um país como Espanha, onde a única fórmula para cumprir as regras fiscais europeias passa por castigar empresas e particulares”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com