[weglot_switcher]

Um ‘pitch’ em Tribeca valeu um milhão de dólares para filme com produção lusa

“Honeyjoon” venceu o AT&T Presents: Untold Stories de 2024. Dos quatro finalistas emergiu como grande vencedor o projeto de Lilian T. Mehrel, com produção de Andreia Nunes, da portuguesa Wonder Maria Filmes, com sede em Lisboa.
21 Junho 2024, 15h07

O projecto “Honeyjoon”, que promete cruzar comédia e drama, foi o grande vencedor do programa de apoio a cineastas emergentes AT&T: Untold Stories, na edição do Festival de Tribeca.

Lilian T. Mehrel, a realizadora e argumentista do projeto, e Andreia Nunes, produtora da Wonder Maria Filmes, foram galardoadas com um milhão de dólares para a produção da longa-metragem “Honeyjoon”. O filme será rodado integralmente em São Miguel, Açores, e já tem estreia mundial programada para o Festival de Tribeca de 2025. Além do apoio financeiro, a produção contará com mentoria ao longo de todo o ano e suporte promocional pela equipa de Tribeca.

O ‘pitch’ vencedor apresenta “Honeyjoon” como uma sexy dramedy sobre uma viagem entre mãe e filha. Lela, uma curda-iraniana, e a sua filha da diáspora, June, fazem uma viagem à ilha de S. Miguel nos Açores para recuperarem o gosto pela vida após uma grande perda. E se a busca de plenitude e liberdade enquanto pessoas, mulheres, mãe e filha é o driver da viagem, in loco, muitas serão as peripécias que as irão pôr à prova até… se reencontrarem.

Realizadora e produtora unidas por sentimentos universais

Lilian T. Mehrel, escritora e realizadora premiada, é amiúde reconhecida pela sua visão sensível e enorme sentido de humor. Filha de imigrantes, é formada pela NYU Tisch Grad Film e Dartmouth, e já tem no currículo prémios como ABC/Disney e Alfred P. Sloan. A sua primeira longa-metragem foi apresentada no TorinoFilmLab 2024 –  ComedyLab, Warner Media & Tribeca Immigration Co/Lab e Google & Tribeca Immersive Lab/Award. E algumas das suas curtas-metragens foram selecionadas epara os festivais de Tribeca (EUA) e Clermont-Ferrand (França).

E se o amor pelo cinema é o sentimento mais óbvio que Lilian e Andreia partilham, o mesmo se poderá dizer da paixão de contar histórias com um caráter universal, como é aquela que irão começar a filmar em novembro, nos Açores.

Andreia Nunes, produtora de cinema há mais de 15 anos, é uma das fundadoras da Wonder Maria Filmes, com sede em Lisboa, leciona produção cinematográfica na Universidade Lusófona e participa, atualmente, no programa EAVE Producers Workshop 2024, que mantém a par da produção da longa-metragem de João Nuno Pinto, “O Último Verão”, uma coprodução entre três países, que já se encontra em pós-produção – um projeto que foi desenvolvido na última Berlinale.

Festival de Cinema de Tribeca

O Tribeca Film Festival,  um festival de cinema fundado em 2002 por Jane Rosenthal, Robert De Niro e Craig Hatkoff, como homenagem às vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center, e deve o seu nome ao bairro de TriBeCa – abreviatura de “Triangle Below Canal Street” – em Manhattan, onde muitas pessoas morreram nessa mesma ocasião. O festival assumiu como missão abrir portas à comunidade internacional de cinema e ao público em geral para viverem o poder transformador do cinema.

Em 2024, o Tribeca terá uma primeira edição deste lado do Atlântico. O Festival Tribeca Lisboa terá lugar de 17 a 19 de outubro na capital portuguesa, numa iniciativa que pretende ser um marco relevante para a comunidade artística portuguesa. Será apresentado pelo ator Robert De Niro e pela produtora Jane Rosenthal, e terá lugar no Beato Innovation District, na zona ribeirinha de Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.