PremiumUm projeto agrícola que remonta ao século XVIII

Povoação humana já vem do Paleolítico Inferior. Fenícios e romanos deixaram as vinhas. Valorização agrícola acentuou-se no século XIX.

O Rio Frio situa-se junto aos estuário do rio Tejo e do rio Sado, numa região que esteve até há dois milhões de anos integrada pelo próprio estuário do rio Sado e onde a ocupação do homem remontará ao Paleolítico Inferior.

No site da própria Herdade do Rio Frio destaca-se que o território foi “visitado pelos gregos e fenícios que terão sido responsáveis pela introdução da cultura da vinha na região”.

“A sua ligação ao estuário do Tejo levou a que, nos séculos I a V dC, os romanos se instalassem no território e tirando proveito das águas calmas deste rio, ricas em peixe, e das condições naturais locais, criassem o importante Centro de Produção Industrial de ânforas designado como “Porto de Cacos” ou “Canto das Adegas” e classificado como “sítio de interesse público nacional” com uma área de quase 200 hectares no centro da Herdade”, acrescenta a informação oficial da empresa.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Relacionadas

PremiumEstado e BCP colocam Herdade do Rio Frio à venda

É uma das maiores herdades do país, com cerca de cinco mil hectares. Tem produção pecuária, de vinhos, cortiça, arroz e criação de cavalos lusitanos.
Recomendadas

PremiumLuísa Augusto: “Os ciberataques estão a mudar diariamente”

A ‘associate director’ da Accenture Technology explica como a tendência tecnológica “Secure Us to Secure Me” é uma das que as organizações devem considerar para serem bem-sucedidas.

Premium“A pousada na Madeira permite impulsionar expansão para novas geografias”

As Pousadas de Portugal são das marcas que mais crescem no portefólio do Grupo Pestana, afirma Luís Castanheira Lopes, responsável por esta área.

PremiumFundo Apollo com quatro ofertas vinculativas para Tranquilidade e Açoreana

A operação de venda da Seguradoras Unidas está na reta da meta. A Ageas terá a melhor proposta, mas ainda não está escolhido o vencedor.
Comentários