PremiumUm quarto dos diplomados não exerce Arquitetura

Ordem tem plano para recuperar setor. Medidas incluem estabelecer valor mínimo por ato, negociar contratos coletivos de trabalho e baixar IVA.

Arquitetura consegue agregar a dimensão técnica e criativa como poucas profissões. Tem impacto no território e aborda muitas disciplinas, tornando-se atrativa e apaixonante de exercer. Mas os honorários são baixos face à complexidade do trabalho, e muitos nem sequer chegam a trabalhar na área em que se formaram.

“O diagnóstico do Plano Estratégico para o Setor da Arquitetura (PESA) indica que o número de diplomados que não exercem arquitetura ou atividades ligadas à construção corresponde ao número de membros com a atividade suspensa na Ordem dos Arquitetos”: 25% a nível nacional, revela Alexandre Ferreira, vice-presidente do Conselho Diretivo da Seção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, ao Jornal Económico (JE). Dos arquitetos ativos (sem inscrição suspensa), apenas dois terços poderão exercer plenamente os atos próprios da profissão, adianta.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Ministro da Educação anuncia 125 milhões para reforçar recursos humanos das escolas

Tiago Brandão Rodrigues anunciou, esta terça-feira à tarde, no Parlamento verba para reforçar as escolas com docentes e não docentes e técnicos superiores, como psicólogos.

PremiumCatólica Porto Business School quer elevar qualidade da gestão no país

Rui Soucasaux Sousa diz ao JE que escola de negócios, que vai liderar até 2023, quer ter papel-chave na melhoria da gestão das empresas. No curto prazo, é desafio a mobilidade internacional, dificultada pela pandemia.

Médias dos alunos do secundário estão mais altas. Veja aqui o ranking das escolas

Dois colégios privados, um do Porto, outro de Braga surgem à cabeça dos que mais se distinguiram-se nos exames de 2019. As primeiras escolas públicas são a Infanta D. Maria, em Coimbra e Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira. Filosofia ficou em terreno negativo.
Comentários