[weglot_switcher]

Um terço das empresas vão renovar pedido de layoff simplificado, diz a CIP

“Estes dados confirmam que existe a necessidade de manutenção da medida de layoff simplificado, mas que é necessário que tenha flexibilidade para se ajustar às necessidades das empresas de diferentes sectores”, afirmou o presidente da CIP, António Saraiva.
11 Maio 2020, 20h02

Um terço das empresas que já recorreram ao layoff simplificado já pediram a renovação da medida, de acordo com os resultados do o inquérito desenvolvido pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal, através das associações,  que foram divulgado esta segunda-feira.

Um quarto das empresas inquiridas colocaram a totalidade dos trabalhadores em layoff simplificado, enquanto 75% referiu que apenas parte dos trabalhadores foram colocados nesse regime.

A CIP também concluiu que 8% das empresas que ainda não recorreram ao layoff simplificado consideram recorrer a esta medida que foi introduzida como resposta à pandemia de Covid-19.

“Estes dados confirmam que existe a necessidade de manutenção da medida de layoff simplificado, mas que é necessário que tenha flexibilidade para se ajustar às necessidades das empresas de diferentes sectores”, afirmou o presidente da CIP, António Saraiva, na conferência de apresentação do estudo.

O presidente da CIP referiu que embora 30% das empresas que recorreram ao layoff simplificado até ao dia 10 de abril não terem recebido o apoio do Estado até 4 de maio, “mesmo assim, nas empresas que recorreram ao lay-off, cumpre registar que 84% delas cumpriram integralmente os pagamentos de salários dos seus trabalhadores”.

Foi o  segundo inquérito do Projeto Sinais Vitais, uma iniciativa inédita desenvolvida em conjunto pela CIP e pelo Marketing FutureCast Lab do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, que tem como objetivo recolher informação credível e atualizada sobre o que pensam os empresários e gestores de topo das empresas portuguesas, no quadro da atual situação de exceção.

Participaram 1.451 empresas. Num cenário de amostra probabilística, terá um erro máximo de 2,6% e um intervalo de confiança de 95%.

Face aos dados registados no inquérito da semana anterior, o número de empresas em situação de encerramento total ou parcial aumentou ligeiramente, subindo 1,6 pontos percentuais, para 51,8%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.