Tal como eu, provavelmente quem está a ler este artigo terá começado o ano muito atento ao que se tem passado na Câmara dos Comuns. E pode muito bem ter a expectativa de encontrar aqui uma previsão definitiva sobre o que vai acontecer a seguir no processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Por muito que eu gostasse, essa é uma previsão muito difícil de fazer. O Governo britânico continua empenhado em alcançar um acordo e está a fazer um enorme esforço para o conseguir. Com mais um debate parlamentar sobre o tema e uma nova votação na próxima semana, o processo vai avançar e o caminho a seguir tornar-se-á mais claro. No entanto, há ainda muito a decidir. Será claramente um ano de mudança e desafios, mas quero focar-me aqui nas certezas que temos relativamente a 2019.

Em primeiro lugar, a economia do Reino Unido continua aberta ao exterior e com um bom desempenho. Os números recentes divulgados a 11 de janeiro pelo nosso Instituto Nacional de Estatística (ONS), revelam que as exportações (bens e serviços) até novembro de 2018 tinham atingido 630 mil milhões de libras – mais 13,9 mil milhões de libras que no ano anterior. Isto significa que houve 32 meses consecutivos de crescimento das exportações com base em períodos de 12 meses.

À medida que desenvolvemos a nossa Estratégia Industrial moderna, queremos aproveitar os nossos pontos fortes, procurando transformar a nossa economia numa economia altamente qualificada e competitiva que beneficie todos. A nossa economia tornar-se-á mais inovadora comercializando a nossa elevada base científica à escala mundial, desenvolvendo novas tecnologias e promovendo o crescimento através de todo o Reino Unido.

Sendo a quinta maior economia do mundo, continuamos a atrair mais investimento direto estrangeiro que qualquer outro país europeu. O empreendedorismo no Reino Unido está mais forte do que nunca, havendo mais de mil empresas que se lançam todos os dias no Reino Unido. O número de empresas em regiões como Londres, Edimburgo e Belfast aumentou dois milhões entre 2010 e o início de 2016 – um crescimento de 20%.

O novo “visto para startups” foi anunciado recentemente e entra em vigor na primavera. Trata-se de um visto simplificado para empreendedores que lancem o seu primeiro negócio e tenham ideias comerciais fortes. Com o apoio da nossa equipa comercial em Lisboa, muitas empresas portuguesas de sucesso têm-se estabelecido no Reino Unido e tenho a certeza que isso vai continuar a acontecer em 2019.

A nossa relação com Portugal está construída sobre fundações muito fortes. Somos amigos, aliados e parceiros de negócios há séculos. E se por um lado 2019 irá trazer mudanças, por outro não tenho a menor dúvida de que o carinho e a intensidade da nossa relação perdurará. A minha equipa e eu iremos trabalhar incansavelmente para alcançar esse objetivo.