[weglot_switcher]

União dos Sindicatos Independentes pede salário mínimo de 675 euros para os setores público e privado

Atualmente, o salário mínimo nacional está fixado em 635 euros mensais, sendo que, segundo a União dos Sindicatos, este valor já deveria ter ascendido para os 663 euros.
6 Outubro 2020, 11h48

A União dos Sindicatos Independentes (USI) garante que estão reunidas as condições para que o salário mínimo nacional seja aumentado para 675 euros no território nacional, sendo este valor igual para o setor público e privado. De acordo com um comunicado da USI, “este é um valor-meta em linha com o programa do Governo que pretende alcançar os 750 euros até 2023”.

A USI aponta ainda que o valor proposto de 675 euros vais ao encontro “das preocupações expressadas pela União Europeia, no sentido do salário mínimo nos estados-membros ser pelo menos metade da remuneração média nacional”. Atualmente, o salário mínimo nacional está fixado em 635 euros mensais, sendo que, segundo a União dos Sindicatos, este valor já deveria ter ascendido para os 663 euros.

A organização aponta que este é um valor “realista e exequível” para os trabalhadores portugueses, notando que “ao abrigo do princípio da equidade, e do mais elementar sentido de justiça, importa assegurar que o salário mínimo volte a ser igual dos setores público e privado”, uma vez que nas negociações do ano passado o setor público ficou nos 635 euros e o privado nos 600 euros.

“Em Portugal não há cidadãos e trabalhadores de primeira e de segunda. A diferenciação entre uns e outros é profundamente tóxica para a coesão e para o interesse nacional, gerando clivagens sem razoabilidade”, indica a entidade em comunicado.

Esta terça-feira, 6 de outubro, o Governo volta a reunir-se com os sindicatos da função pública, sendo que os sindicatos estão à espera que o Governo apresente uma nova proposta para um aumento salarial em 2021, tal como prometido pelo Executivo de António Costa para que o salário mínimo chegue ao valor acordado até ao fim da legislatura atual.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.