[weglot_switcher]

União Europeia vai entregar mais 200 milhões de doses para a Covid-19 aos países mais pobres

“A minha primeira prioridade é acelerar a vacinação nos países de baixos rendimentos. Posso anunciar hoje que a comissão vai acrescentar uma nova doação de mais 200 milhões de doses até meados do próximo ano”, disse von der Leyen, no discurso sobre o Estado da União Europeia.
15 Setembro 2021, 09h47

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu esta quarta-feira acelerar a taxa de vacinação para a Covid-19 em todo mundo, oferecendo 200 milhões de doses  aos países mais pobres até meados de 2022. A prioridade para Bruxelas é, assim, acelerar a vacinação da população mundial.

“A minha primeira prioridade é acelerar a vacinação nos países de baixo rendimento. Posso anunciar hoje que a comissão vai acrescentar uma nova doação de mais 200 milhões de doses até meados do próximo ano”, disse von der Leyen, no discurso sobre o Estado da União, que decorreu esta manhã.

As 200 milhões de doses prometidas hoje acrescem a outras 700 milhões de doses que a União Europeia (UE) já entregou a cerca de 130 países. Trata-se de uma aposta na saúde global que a presidente da Comissão Europeia qualificou ser “um investimento na solidariedade”.

“Com menos de 1% de doses a nível global distribuídas nos países em desenvolvimento, a escala de urgência é evidente. Esta é uma das grandes questões geopolíticas que se colocam nos nossos dias”, acrescentou.

Além disso, Bruxelas vai investir mil milhões de euros para desenvolver a capacidade de produção de vacinas com África.

Perante os eurodeputados, contudo, Ursula von der Leyen garantiu que a oferta das 200 milhões de doses não compromete os esforços de vacinação para travar o novo coronavírus na UE. Atualmente, Bruxelas regista 70% da população comunitária com a vacinação completa, sendo o aumento dessa percentagem a segunda prioridade de von der Leyen.

“Vemos divergências preocupantes entre os Estados-membros no que respeita às taxas de vacinação e por isso precisamos de manter o ímpeto”. Ursula von der Leyen assegurou que há mais 100 milhões de doses garantidas para distribuir por todos os estados-membros nos próximos meses.

Ao todo há 1,8 mil milhões de doses adicionais asseguradas, segundo Bruxelas. “O que é suficiente para nós e para a nossa vizinhança e ainda para se forem necessárias vacinas de reforço”, salientou von der Leyen.

A líder do executivo comunitário anunciou também uma verba de 50 mil milhões até 2027 para a preparação e resiliência sanitária na UE.

A presidente da Comissão Europeia proferiu esta quarta-feira o seu segundo discurso sobre o Estado da União Europeia, em que apresentou as prioridades para 2022, em áreas como a saúde, ambiente, economia e política externa, entre outras. Ursula Von der Leyen, que tomou posse em 1 de dezembro de 2019, fez o primeiro discurso deste género em 16 de setembro de 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.