[weglot_switcher]

Único medicamento à base de canábis aprovado em Portugal já está à venda

O medicamento é comparticipado a 37% pelo Estado português, tendo um custo inicial de 475 euros.
3 Setembro 2019, 10h16

O único medicamento à base de canabinóides aprovado em Portugal já se encontra à venda nas farmácias portuguesas. O Sativex é indicado como tratamento para o alívio sintomático em doentes adultos com espasticidade moderada a grave devida à esclerose múltipla.

O início da comercialização foi anunciado pela empresa comercializadora, a espanhola Almirall. O medicamento foi desenvolvido pela britânica GW Pharmaceuticals.

O medicamento é comparticipado a 37% pelo Estado português, tendo um custo inicial de 475 euros. O Sativex foi aprovado em 20 países em todo o mundo, incluindo Alemanha, Espanha ou Itália.

Segundo a empresa, a “espasticidade representa um dos mais comuns sintomas associados à EM e uma das causas de incapacidade características da doença, pela contração muscular involuntária, potencialmente repetitiva nos membros e tronco, espasmos e cãibras dolorosas recorrentes. A espasticidade devida à EM pode ser muito dolorosa e interferir mesmo nas mais simples atividades diárias dos doentes”.

O Sativex é um medicamento botânico derivado da planta Cannabis Sativa, sendo administrado na forma de spray oral.

“Encontrar tratamentos seguros e adequados a cada doente é um desafio complexo, particularmente quando as alternativas de tratamento existentes não proporcionam alívio dos sintomas. Como tal, a disponibilidade de Sativex é uma novidade muito positiva e já esperada há muito tempo pelos doentes com EM em Portugal, na sua luta diária para manter ao máximo uma vida normal”, segundo Carla Cecília Nunes, neurologista no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, citada em comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.