O UniCredit lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o rival italiano Banco BPM, num movimento que surpreendeu o mercado uma vez que o banco está neste momento a estudar a aquisição do alemão Commerzbank.
A proposta avalia o Banco BPM em 10 mil milhões de euros, implicando um preço de 6,657 euros por ação e um prémio de cerca de 0,5% sobre o valor dos títulos do banco na sexta-feira, avança a “Bloomberg”.
“A Europa precisa de bancos maiores e mais fortes para ajudar a desenvolver a sua economia e a competir com outras grandes economias”, afirmou Andrea Orcel, presidente executivo do UniCredit , justificando a sua decisão de avançar com esta operação.
O UniCredit esclareceu esta segunda-feira que a oferta pelo Banco BPM é independente do investimento que quer fazer no Commerzbank. O CEO do banco italiano disse na sexta-feira que aguarda pela formação de um novo governo em Berlim antes de avançar com qualquer oferta. Depois do colapso do governo de coligação, a expectativa é que as eleições se realizem em fevereiro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com