[weglot_switcher]

UniCredit lança OPA de 10 mil milhões sobre rival italiano Banco BPM

A proposta avalia o Banco BPM em 10 mil milhões de euros, implicando um preço de 6,657 euros por ação e um prémio de cerca de 0,5% sobre o valor dos títulos do banco na sexta-feira.
Unicredit Banco BPM
25 Novembro 2024, 08h47

O UniCredit lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o rival italiano Banco BPM, num movimento que surpreendeu o mercado uma vez que o banco está neste momento a estudar a aquisição do alemão Commerzbank.

A proposta avalia o Banco BPM em 10 mil milhões de euros, implicando um preço de 6,657 euros por ação e um prémio de cerca de 0,5% sobre o valor dos títulos do banco na sexta-feira, avança a “Bloomberg”.

“A Europa precisa de bancos maiores e mais fortes para ajudar a desenvolver a sua economia e a competir com outras grandes economias”, afirmou Andrea Orcel, presidente executivo do UniCredit , justificando a sua decisão de avançar com esta operação.

O UniCredit esclareceu esta segunda-feira que a oferta pelo Banco BPM é independente do investimento que quer fazer no Commerzbank. O CEO do banco italiano disse na sexta-feira que aguarda pela formação de um novo governo em Berlim antes de avançar com qualquer oferta. Depois do colapso do governo de coligação, a expectativa é que as eleições se realizem em fevereiro.

Por outro lado, o ministro das Finanças alemão, Joerg Kukies, referiu no domingo que não espera que o UniCredit avance com os planos de aquisição do Commerzbank devido às objeções levantadas pelo governo da Alemanha.
“Temos uma posição muito crítica sobre isto e o líder do UniCredit disse que não quer ignorar as críticas do governo alemão. Por isso, espero que não o faça”, afirmou em declarações à televisão pública ARD.
RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.