[weglot_switcher]

Unilabs abre no Porto primeiro centro de diagnóstico integrado

Investimento de oito milhões de euros permitirá dar resposta em sete especialidades clínicas. A parceria com a GE Healthcare permite disponibilizar equipamentos automatizados com uma cadeia de produção robotizada.
13 Abril 2023, 10h39

A Unilabs inaugurou esta quinta-feira, no Porto, o primeiro centro de diagnóstico integrado do país. “Fruto de um investimento a rondar os oito milhões de euros, o novo centro terá capacidade para atender até mil utentes por dia, em sete áreas de especialidade clínica distintas, que serão disponibilizadas, de forma faseada, ao longo do ano”.

O novo centro de diagnóstico integrado da Unilabs, que empregará uma centena de colaboradores, arranca, num primeiro momento, com a valência das Análises Clínicas, estando prevista convenção com o Serviço Nacional de Saúde, acordos com seguradoras privadas, e atendimento a título particular, refere comunicado da organização.

Em maio passam a estar disponíveis as valências de Anatomia Patológica, Cardiologia, Gastrenterologia, e alguns exames de Radiologia (Ressonância Magnética e Ecografia) e em setembro começam a ser realizados os restantes exames de radiologia (Raio-X, TAC, Ortopantomografia, Mamografia, Densitometria), bem como meios complementares de diagnóstico e terapêutica na área da Genética Médica. Os exames de Medicina Nuclear estarão disponíveis no início do próximo ano.

O espaço contará com equipamentos automatizados com uma cadeia de produção robotizada, que vão permitir aumentar a capacidade e melhorar tempos de resposta aos utentes, graças a uma parceria de longa duração com a GE Healthcare (GE).

Luís Menezes, CEO da Unilabs Portugal, realça que “na Unilabs estamos focados, diariamente, em proporcionar as melhores soluções de saúde a quem nos procura. Este novo Centro de Diagnóstico Integrado enquadra-se neste objetivo, concentrando, pela primeira vez, num mesmo espaço físico, as diversas valências na área do diagnóstico. Trata-se de um espaço moderno, apetrechado com equipamentos de topo, com tecnologia avançada, e com uma equipa médica e técnica de referência, altamente especializada e diferenciada, que assegurará uma resposta de excelência, permitindo um melhor e mais rápido diagnóstico clínico.”

António Maia Gonçalves, diretor Executivo Médico da Unilabs, destaca que “este é um projeto único que integra um conjunto alargado de especialidades clínicas num só espaço, de forma inovadora, com equipamentos de tecnologia avançada e com recurso a inteligência artificial. Colocamos a melhor tecnologia à disposição de uma excelente equipa médica para podermos cuidar melhor, garantindo diagnósticos mais rápidos e diferenciados.”

Com uma área superior a 4.600 m2, este novo centro “vem reforçar a aposta da Unilabs na proximidade aos cidadãos, e na construção de soluções que melhorem a experiência dos utentes, em termos de tempos de resposta, localização, técnicas e conceitos desenvolvidos”.

A Unilabs está presente em 16 países e em Portugal desde 2006, através de uma rede com mais de 800 unidades de atendimento em análises clínicas, anatomia patológica, cardiologia, gastrenterologia, genética médica, medicina nuclear e radiologia. Em Portugal realiza, anualmente, cerca de 25 milhões de atos médicos, contando com 3.500 colaboradores, dos quais mais de 700 médicos, em oito laboratórios e 69 centros de diagnóstico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.