Universidade Católica celebra 50 anos com crescimento

Na cerimónia que assinalou o aniversário da universidade, a reitora, Isabel Capeloa Gil, revelou que o número de alunos cresceu, bem como o acesso a financiamento de investigação,

No ano em que inicia as celebrações do cinquentenário, a Universidade Católica Portuguesa escolheu para lema do seu Dia Nacional  “Construir a Cultura do Encontro”.

“Assumimo-nos como espaço de diálogo com a comunidade a nível local, regional, nacional, mas também com o mundo, colaborando com mais de 800 universidades na Europa, América do Norte e do Sul, África, Ásia e Oceania e recebendo alunos internacionais de 89 nacionalidades, conscientes de que o cultivo da qualidade académica não se esgota no reforço de quaisquer fronteiras, mas na sua superação”, destacou Isabel Capeloa Gil, numa sessão solene, realizada sexta-feira.

No que respeita à atividade interna, a reitora vincou o crescimento da instituição, apesar do contexto adverso, no que respeita ao financiamento da investigação e da prestação de serviços, decorrente da crise quase endémica da economia portuguesa. A Católica “cresceu na captação de alunos – cerca de 5% no primeiro e segundo ciclo – com assinalável desenvolvimento ao nível de estudantes internacionais. Neste campo destacam-se sobretudo os cursos de segundo ciclo leccionados em inglês, em particular gestão, estudos de cultura e ciência política, com uma variação global de 21% relativamente a 2015″.

Ainda segundo a reitora, a Universidade cresceu também no acesso a financiamento competitivo de investigação com um aumento de 22%, com destaque para a área de bio-tecnologia e agro-alimentar. Assinalou também o crescimento do financiamento de investigação nas áreas de gestão e economia e bem assim o desenvolvimento da investigação em saúde apoiado por investimento público da Fundação para a Ciência e Tecnologia e privado da Bial.

D. Manuel Clemente, magno chanceler da Universidade Católica, fez o balanço da atividade da universidade.

Recomendadas

Uni Covid-19. Alunos do Politécnico de Castelo Branco, Técnico, UMadeira e IADE entre os vencedores

O prémio apoia iniciativas de jovens universitários com impacto social. As candidaturas para a 3ª fase decorrem até 8 de junho.

Porto Business School regressa às aulas presenciais a 15 de junho

“Estamos preparados para retomar a atividade e receber todos os nossos alunos com toda a segurança”, garante Patrícia Teixeira Lopes, Associate-Dean desta escola de negócios.

Universidade Europeia lança formação inovadora em indústria de mil milhões

A pós-graduação eSports, Marketing & Management é única do género no mercado português e está prevista arrancar em julho. As inscrições estão abertas.
Comentários