Universidade de Coimbra é a instituição de ensino superior mais sustentável em Portugal

Apesar de não constarem no top 100, também as universidades de Aveiro (UA), a do Minho (UMinho) e a NOVA de Lisboa (NOVA) constam no ranking.

A Universidade de Coimbra (UC) é a 62.º instituição mais sustentável – e a única portuguesa no top 100 – no ranking mundial elaborado pelo “Times Higher Education” (THE). Esta avaliação classifica as universidades consoante o seu cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, com base nas áreas de ensino, investigação e gestão das instituições.

De acordo com a nota oficial, os objetivos em que se evidenciou foram de Saúde e Bem-estar (em 17º lugar), Vida Marítima, Erradicação da Pobreza, Indústria, Inovação e Infraestruturas e Parcerias para a Implementação de Objetivos. No 3º ODS de Saúde e Bem-estar, “foi determinante o contributo da UC para o Serviço Nacional de Saúde e o facto da instituição “ser uma das poucas a nível mundial a prestar serviços médicos a toda a comunidade académica”.

Na lista completam, surgem outras instituições portuguesas, como a Universidade de Aveiro (UA), a Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade NOVA de Lisboa (NOVA), em 101º lugar.

A Universidade de Aveiro (UA) obteve uma classificação de 82,2%, e a 11ª posição no 15º ODS, relativo a proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Para a edição deste ano, participaram 766 universidades de 85 países diferentes. O primeiro e o segundo lugar no ranking mundial, ficaram respetivamente para a Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, e para a Universidade de Sydney, na Austrália.

Recomendadas

Penhora do reembolso do IRS: em que situações pode ocorrer?

Sabia que pode ser alvo de uma penhora do reembolso do IRS? Esta pode ocorrer não só por ter dívidas às Finanças, como também em situações de incumprimento a qualquer credor público ou privado. Descubra em que ocasiões pode acontecer este tipo de penhora e o que fazer nestas circunstâncias.

Segurança Social com formulário para empresas que queiram desistir do ‘lay-off’

A desistência pode abranger a totalidade do pedido, ou seja, desde o início, ou aplicar-se apenas a partir de data indicada pela entidade empregadora.

Crédito pessoal com problemas bancários. É possível?

O pedido de um crédito pessoal com problemas bancários pode não ser facilitado pelas instituições financeiras, mas nem sempre é negado aos consumidores. Fique a conhecer como é possível pedir um empréstimo nestas condições e como evitar situações de incumprimento.
Comentários