Os universitários consideram que as grandes empresas multinacionais, independentemente da origem ser portuguesa ou estrangeira, são as melhores para trabalhar. Esta é a principal conclusão do Merco Talento Universitário Portugal 2024, divulgado esta quinta-feira, 28 de novembro.
O ranking é liderado pela Microsoft, que partilha o pódio com a Google (segundo) e a Sonae (terceiro). Nos primeiros 10 lugares figuram também, por esta ordem crescente, as seguintes empresas: Deloitte (quarto), Grupo Nabeiro (Delta Cafés), EDP, Nestlé, Super Bock Group, Santander e Galp (10º).
Os estudantes em Portugal consideram que um salário médio de 1.298 euros líquidos por mês é suficiente quando entram no mercado de trabalho.
Segundo o estudo, 54% dos universitários e jovens com formação superior estão alinhados na procura de um salário variável, mas com grandes perspetivas de crescimento, 29% valorizam empresas que ofereçam bons salários e benefícios interessantes, bem como uma melhor qualidade de vida (flexibilidade, teletrabalho, etc.). Para 15%, a formação e desenvolvimento profissional é o principal critério e apenas 2% elege a inovação & criatividade.
No que diz respeito ao que mais valorizam quando procuram emprego, os universitários, tanto em Portugal como em Espanha, colocam a flexibilidade de horário acima da estabilidade no emprego, 25% vs 16%, logo seguido do teletrabalho (15%).
Uma fatia de 23,4% dos inquiridos assume ainda que prefere residir fora de Portugal, enquanto para 42,1% é indiferente. Os restantes 34,5% preferem manter-se em Portugal. Já os resultados em Espanha demonstram que cerca de 43,2% dos inquiridos prefere manter-se em Espanha e apenas 26,5% não se importa de ir para fora.
“Este reconhecimento reflete o nosso compromisso com um ambiente inclusivo, onde a diversidade é vista como essencial para a inovação. Para apoiar essa visão, implementamos várias iniciativas que atraem jovens talentos, incluindo programas de estágio e desenvolvimento de carreira, que incentivam a criatividade e a colaboração”, afirma Maria Kol, Human Resources Lead da Microsoft Portugal.
O Merco Talento Universitário Portugal 2024 contou com a participação de 1.008 estudantes universitários e de formação superior (mestrados e/ou equivalentes). O estudo é da responsabilidade do Merco – Monitor Empresarial de Reputação Corporativa, um instrumento de avaliação da reputação de origem universitária, lançado em Espanha em 1999, que possui uma metodologia multi-stakeholder.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com