[weglot_switcher]

Urbiwise: plataforma digital pretende “revolucionar” o mercado imobiliário em Portugal

Com esta aplicação o consumidor, seja proprietário, comprador ou interessado, pode consultar, de forma independente e totalmente gratuita, a valorização de qualquer propriedade, quer seja uma casa ou um apartamento.
29 Outubro 2019, 10h01

Foi apresentada esta terça-feira a nova plataforma digital para o mercado imobiliário em Portugal. A Urbiwise, foi desenvolvida pela empresa portuguesa Singularity Digital Enterprise e surge como uma solução inovadora para este setor.

Com esta aplicação o consumidor, seja proprietário, comprador ou interessado, pode consultar, de forma independente e totalmente gratuita, a valorização de qualquer propriedade, quer seja uma casa ou um apartamento.

A avaliação e valorização das propriedades é realizada com o recurso a centenas fontes de informação, que analisam o comportamento do mercado e através do histórico de ofertas e transações de todas as casas, bairros, zonas, freguesias e concelhos do país.

Esta informação é em seguida processada com o recurso a algoritmos de Inteligência Artificial, que projetam um preço para cada casa ou andar em Portugal Continental e ilhas. Para poder fazer uma avalição só precisa de ir à página da aplicação e inserir a morada ou o respetivo código postal para ficar a saber a avaliação da sua propriedade ou da propriedade que está interessado em adquirir.

Este sistema pode ser usado na perspetiva B2C e B2B, para a procura de uma avaliação mais precisa, fina e rigorosa, na qual será possível a todos os intervenientes no mercado imobiliário aceder a um conjunto de informação muito detalhada sobre um determinado imóvel.

Dos dados que são consolidados pelos algoritmos da Urbiwise destacam-se os 5.6 milhões de endereços de casa, as 650 mil casas identificadas com as respetivas características (áreas internas; áreas comuns; ar condicionado; se tem jardim, piscina e condominio), 350 mil pontos de interesse (serviços, serviços públicos, cultura, lazer, entretenimento, cafés e restaurantes), bem como as distâncias entre casa e o trabalho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.