Usar assinatura digital do cartão de cidadão através do telemóvel já é possível

Para ativar a chave móvel digital no telemóvel basta ir a um balcão de atendimento da conservatória e dos espaços Cidadão e Empresa e pedir para associar um contato telefónico ao documento.

O cartão de cidadão já está ligado ao telemóvel, noticia o Jornal de Notícias (JN) esta quinta-feira. Agora, uma chave móvel digital permite autenticar-se no acesso a serviços públicos online, sem ter de comprar leitor do cartão de cidadão.

Para aceder ou solicitar a certidão do registo criminal online ou alterar a morada no seu documento de identidade basta ter um telemóvel. A novidade surge este mês, quando se assinala dez anos da criação do cartão de cidadão.

O primeiro passo para ter acesso a uma chave móvel digital é ativar a assinatura eletrónica, que também está disponível para estrangeiros com passaporte e residentes em Portugal, maiores de 16 anos. Para o efeito, basta ir a um balcão de atendimento da conservatória e dos espaços Cidadão e Empresa e pedir para associar um número de telemóvel ao documento.

“Ao associar o meu telemóvel, já não necessito de um leitor para usar a parte electrónica do meu cartão, tal como sucede com os bancos, explicou Anabela Pedroso, secretária de Estado, ao JN. Atualmente só 17% dos portadores de cartão de cidadão têm assinatura digital ativa.

Recomendadas

Instituto Camões e Universidade Sorbonne criam Cátedra Paul Teyssier

Entre as obras do linguista destacam-se “A Língua de Gil Vicente”, “História da Língua Portuguesa”, “Manual de Língua Portuguesa” e “Études de litterature et de linguistique”, entre outros títulos.

Portugal tem 83% da população totalmente vacinada contra a Covid-19

DGS contabiliza mais de 8,8 milhões de pessoas (86%) no país com pelo menos uma dose.

Jovens entre 18 e 20 anos podem candidatar-se a 60 mil passes de interrail gratuitos

Os candidatos que ganhem um bilhete podem viajar durante 30 dias, entre março de 2022 e fevereiro de 2023, sendo que por ainda se desconhecer a evolução da pandemia, as reservas são flexíveis.
Comentários