Usar assinatura digital do cartão de cidadão através do telemóvel já é possível

Para ativar a chave móvel digital no telemóvel basta ir a um balcão de atendimento da conservatória e dos espaços Cidadão e Empresa e pedir para associar um contato telefónico ao documento.

O cartão de cidadão já está ligado ao telemóvel, noticia o Jornal de Notícias (JN) esta quinta-feira. Agora, uma chave móvel digital permite autenticar-se no acesso a serviços públicos online, sem ter de comprar leitor do cartão de cidadão.

Para aceder ou solicitar a certidão do registo criminal online ou alterar a morada no seu documento de identidade basta ter um telemóvel. A novidade surge este mês, quando se assinala dez anos da criação do cartão de cidadão.

O primeiro passo para ter acesso a uma chave móvel digital é ativar a assinatura eletrónica, que também está disponível para estrangeiros com passaporte e residentes em Portugal, maiores de 16 anos. Para o efeito, basta ir a um balcão de atendimento da conservatória e dos espaços Cidadão e Empresa e pedir para associar um número de telemóvel ao documento.

“Ao associar o meu telemóvel, já não necessito de um leitor para usar a parte electrónica do meu cartão, tal como sucede com os bancos, explicou Anabela Pedroso, secretária de Estado, ao JN. Atualmente só 17% dos portadores de cartão de cidadão têm assinatura digital ativa.

Recomendadas

Perto de 120 novos inspetores iniciaram funções na PJ

Depois de terem terminado o período de nove meses de estágio com sucesso, 118 novos inspectores da PJ vão agora iniciar funções, representando um reforço de mais de 10% nos operacionais para investigar a criminalidade mais grave e complexa do nosso país. É a primeira vez desde 2015 que a PJ receberá “sangue novo”. Estão ainda mais 100 reforços na calha.

Harvey Weinstein considerado culpado de violação e agressão sexual

O veridicto foi divulgado esta segunda-feira. Weinstein foi considerado culpado de ato sexual criminoso em primeiro grau e violação em terceiro, segundo o jornal “The New York Times”. Até agora, ainda não foram dados pormenores da pena que será aplicada.

Mundo tem de se preparar para uma “eventual pandemia”, diz OMS

“Devemos concentrar-nos na contenção [da epidemia], enquanto fazemos todo o possível para nos prepararmos para uma possível pandemia”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa conferência de imprensa em Genebra.
Comentários