Usar assinatura digital do cartão de cidadão através do telemóvel já é possível

Para ativar a chave móvel digital no telemóvel basta ir a um balcão de atendimento da conservatória e dos espaços Cidadão e Empresa e pedir para associar um contato telefónico ao documento.

O cartão de cidadão já está ligado ao telemóvel, noticia o Jornal de Notícias (JN) esta quinta-feira. Agora, uma chave móvel digital permite autenticar-se no acesso a serviços públicos online, sem ter de comprar leitor do cartão de cidadão.

Para aceder ou solicitar a certidão do registo criminal online ou alterar a morada no seu documento de identidade basta ter um telemóvel. A novidade surge este mês, quando se assinala dez anos da criação do cartão de cidadão.

O primeiro passo para ter acesso a uma chave móvel digital é ativar a assinatura eletrónica, que também está disponível para estrangeiros com passaporte e residentes em Portugal, maiores de 16 anos. Para o efeito, basta ir a um balcão de atendimento da conservatória e dos espaços Cidadão e Empresa e pedir para associar um número de telemóvel ao documento.

“Ao associar o meu telemóvel, já não necessito de um leitor para usar a parte electrónica do meu cartão, tal como sucede com os bancos, explicou Anabela Pedroso, secretária de Estado, ao JN. Atualmente só 17% dos portadores de cartão de cidadão têm assinatura digital ativa.

Recomendadas

Marques Mendes: “Estado de Emergência deverá ser renovado, pelo menos, duas vezes”

Como o pico da Covid-19 se deverá dar mais tarde, em maio, Luís Marques Mendes acredita que o Estado de Emergência, que deverá ser renovado já esta semana, poderá vigorar com sucessivas prorrogações até ao início de maio. Dinheiro para as empresas que aderem ao ‘lay-off’ será transferido no dia 28 de cada mês.

Teletrabalho e benefícios não financeiros vão acelerar a médio prazo

Crise do coronavírus impôs disrupção nos benefícios extrassalariais este ano. Mas o futuro passa por aí, nomeadamente por um aumento da flexibilidade nas formas de trabalhar e nas compensações.

40 militares das GNR em operação stop na portagem dos Carvalhos em Gaia

Quarenta militares da GNR apoiados por 12 viaturas, três motorizadas e três brigadas cinotécnicas estão desde as 15:00 nas portagens dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, a controlar os veículos que circulam no sentido Sul/Norte.
Comentários