A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) não recomenda a utilização da aplicação de vídeos Houseparty, porque os especialistas aperceberam-se de que “a partilha de dados pessoais e a segurança pode ser melhorada”. Num teste à segurança da app, a Deco concluiu que a Houseparty recolhe muitas informações pessoais (nome, email, número te telemóvel, imagem, som, lista de contactos telefónicos…) e partilha-as com o Facebook, a Google e empresas de publicidade.
“O mais preocupante foi termos detetado, durante o processo de registo, o envio da lista de aplicações instaladas no dispositivo. Não vemos razão para este tipo de informação ser recolhida. Também não encontramos referência explícita à recolha desta informação na política de privacidade da empresa”, explica a associação.
Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a Deco denúncia ainda o elevado consumo de recursos (processador, câmara e ligação de dados). “Verificámos um grande consumo de bateria e de dados móveis. Se não tiver rede Wi-Fi, corre o risco de esgotar o plafond de dados mensal com alguma rapidez”, afirma a Deco.
No último fim de semana foram publicados centenas de ‘tweets’ com acusações de que contas de Spotify, Snapchat e noutras plataformas haviam sido pirateadas depois de as pessoas instalarem a Houseparty. Após as denúncias de alegada apropriação de dados dos seus utilizadores, a Houseparty anunciou que estava a oferecer uma recompensa de 1 milhão de dólares (cerca de 909 mil euros) a quem tivesse provas sobre como começou essa “campanha difamatória”.
“Todas as contas da Houseparty são seguras – o serviço é seguro, nunca foi comprometido e não agrega senhas para outros sites”, garantiu a Houseparty, através da rede social Twitter, pedindo que as denúncias/provas sejam enviadas para bounty@houseparty.com.
A aplicação, onde é possível ter conversas de vídeo em grupo e jogar com amigos/familiares/colegas, foi comprada em 2019 pela Epic Games e teve um número médio de downloads diários de 278.606 só no mês de março. Atualmente, é das apps mais ‘sacadas’ na Play Store e na App Store.
We are investigating indications that the recent hacking rumors were spread by a paid commercial smear campaign to harm Houseparty. We are offering a $1,000,000 bounty for the first individual to provide proof of such a campaign to bounty@houseparty.com.
— Houseparty (@houseparty) March 31, 2020
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