[weglot_switcher]

Utilização da fatura eletrónica cresceu na Península Ibérica

Em Espanha, a obrigatoriedade da utilização da fatura electrónica entrou em vigor em 2015, e em Portugal em abril de 2019.
18 Janeiro 2020, 13h42

A utilização da fatura eletrónica cresceu na Península Ibérica. O aumento está ligado à introdução da obrigatoriedade generalizada da sua utilização no espaço da União Europeia nas transações entre as empresas e as administrações públicas (B2G), conforme revela um estudo elaborado pela SERES.

Em Espanha, a obrigatoriedade da utilização da fatura eletrónica entrou em vigor em 2015, e em Portugal em abril de 2019. Além disso, os dois países lideram também, em conjunto com a Itália, a implementação da obrigatoriedade da utilização da fatura eletrónica nas relações entre empresas (B2B).

Na Europa, a utilização da fatura eletrónica é uma realidade em todos os países e grande parte do sucesso da sua utilização deve-se à dinâmica introduzida com o esforço legislativo desenvolvido pelos vários governos para acelerar a sua implementação.

Desde 1 de janeiro, as empresas portuguesas cujo volume de negócios tiver superado os 50 milhões de euros no ano anterior, serão obrigadas a utilizar sistemas de faturação eletrónica.

Adicionalmente, a partir de 18 de abril de 2020, todas as empresas em Portugal que tiverem mais de 250 funcionários serão obrigadas a utilizar a faturação eletrónica nas suas relações comerciais. Nesta mesma data, também os organismos públicos regionais e locais passarão a estar sujeitos a esta obrigatoriedade.

Desta forma, toda a administração pública portuguesa passará a utilizar a faturação eletrónica, tal como estabelecido na Directiva Europeia 2014/55/UE.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.