[weglot_switcher]

Utilizar telemóvel com cabeça inclinada pode causar lesões na cervical

“Quando ficamos numa posição neutra de zero graus, é exercida uma força de 5 quilos. À medida que vamos dobrando o pescoço e fazendo uma curva, o ângulo aumenta e a pressão exercida ao chegar em 30 graus será de 18 quilos. Aos 60 graus, chega em 30 quilos”, destacou uma médica.
  • Cristina Bernardo
26 Agosto 2019, 16h07

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em média, 35% da população global sofra de dores geradas pela má postura ao manusear smartphones. Por isso, vários profissionais da saúde estão a alertar os utilizadores com relação à postura ao utilizar os aparelhos. Se não for corrigida, pode gerar dor crónica e lesões que podem até precisar de cirurgia.

A ortopedista do Grupo Notedrame Intermédica, Liége Mentz-Rosano, explicou que o uso do telemóvel faz com que a pessoa fique em uma posição viciosa, levando o pescoço a fazer uma flexão, que eleva o peso carregado pela região. “Quando ficamos numa posição neutra de zero graus, é exercida uma força de 5 quilos. À medida que vamos dobrando o pescoço e fazendo uma curva, o ângulo aumenta e a pressão exercida ao chegar em 30 graus será de 18 quilos. Aos 60 graus, chega em 30 quilos”, destacou.

Segundo Liège, isso leva à sobrecarga nos discos, que são como ‘borrachas’ entre cada vértebra, que servem como amortecedores para evitar lesões quando são feitos movimento de impacto, além de serem fundamentais para a mobilidade. “Essas lesões causadas pelo uso excessivo do celular podem levar à degeneração do disco, que vai formando uma barriga, que nada mais é do que a hérnia de disco. Essas hérnias podem resultar na compressão dos nervos, ocasionando perda de força, formigueiro nos braços, artrose precoce nas pessoas mais jovens, degeneração não só no disco, mas na parte óssea”, disse Liége.

A médica explicou ainda que muitas vezes as lesões da cervical podem levar o indivíduo a sentir dores fortes de cabeça, sem associar os fatos. “Muitas vezes as pessoas têm dor de cabeça e não sabem que é do pescoço. Temos inclusive, visto um aumento grande na incidência de pessoas mais jovens, adolescentes, jovens adultos e até crianças que relatam dor no pescoço e dores de cabeça por conta da lesão.”

Liége Mentz-Rosano reforçou que a prevenção é a melhor forma para evitar esses problemas. Além de manter a postura correta ao manusear o telemóvel, levando-o a uma posição neutra em que se consiga olhar discretamente para baixo, utilizar apoios, ou transferir as aplicações possíveis para o computador, é preciso fazer exercícios de fortalecimento e alongamento de uma a mais vezes por dia. “Quando fortalecemos a musculatura anterior e posterior, fortalecemos as estruturas do pescoço. Isso protege e ajuda na correção postural”, refere.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.