[weglot_switcher]

Vacina da meningite W esgotada nas farmácias devido a elevada procura

Esta vacina tem o custo de 50 euros, mas apesar de não ser incluída na vacinação obrigatória, esgotou por duas vezes nas farmácias portuguesas. A vacina conjugada já foi encomendada e deverá chegar da Holanda no dia 5 de novembro.
Reuters
30 Outubro 2019, 09h12

Em Portugal está a verificar-se o aparecimento de casos de meningite W, levando os pediatras a aconselhar os pais a imunizar as crianças com a vacina ACWY, que não está incluída no Plano Nacional de Vacinação, avança o ‘Jornal de Notícias’ esta quarta-feira, 30 de outubro.

Esta vacina tem o custo de 50 euros, mas apesar de não ser incluída na vacinação obrigatória, esgotou nas farmácias portuguesas. Com a falta desta vacina em Portugal, o Infarmed emitiu um pedido de utilização excecional para a vacina ser enviada da Holanda, estando a receção prevista para o próximo dia 5 de novembro.

A Direção-Geral da Saúde afirmou à mesma publicação que este ano se verificaram oito casos de meningite W, enquanto no ano passado o número de infetados atingiu cinco pessoas e em 2017 apenas uma. Após os pediatras aconselharem os pais a imunizarem as crianças, observou-se a rutura de stock por duas vezes, uma delas já depois do dia 17 de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.