Na Black Friday deste ano, os portugueses gastaram 67% a mais em compras online em comparação com o ano passado, representando 27% do total despendido no dia, um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
De acordo com dados do SIBS Analytics, o gasto total dos consumidores aumentou 27% em comparação com 2023, com as compras físicas a crescerem 17%.
O MB Way destacou-se como a forma preferida de pagamento, com um aumento de 85% nas transações online e 42% nas compras em loja. A percentagem de compras online no total de compras efetuadas na Black Friday também subiu, passando de 20% para 27%.
A quantia média gasta pelos consumidores atingiu os 49 euros, um aumento de quatro em relação à média diária dos restantes dias de novembro de 2023 e mais de oito euros comparado ao mesmo mês do ano anterior.
As categorias de produtos que mais cresceram durante a Black Friday incluem Moda e Acessórios (+191%), Beleza, Cosméticos e Perfumes (+180%) e Material Desportivo e Recreativo (+113%).
Durante a Black Week, que abrange campanhas de marcas de diversos setores, o valor total gasto aumentou 18%, com as compras online a crescerem 58% e as físicas a registarem uma evolução positiva de 9%. Nesta semana, a preferência pelo MB Way em compras online aumentou 79%, enquanto nas compras em loja cresceu 34%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com