As Plataformas Eletrónicas de Contratação Pública são um instrumento cada vez mais utilizado por Entidades Públicas, sendo já bem conhecidas as suas múltiplas vantagens, nomeadamente: o aumento da eficiência da despesa pública/privada; a desmaterialização dos processos; a maior transparência nos processos públicos aquisitivos; o aumento da concorrência (ampliação das zonas geográficas); a redução significativa dos custos administrativos suportados pelas Entidades (adjudicantes e fornecedoras); a par da modernização e celeridade em todo o tipo de procedimentos.

A sua crescente utilização traduz a adequação deste tipo de instrumento às novas exigências do mercado, acompanhando o necessário desenvolvimento das novas tecnologias. Novas exigências do mercado que apelam, cada vez mais, à inovação, à redução de custos, à transparência dos processos, ao aumento da concorrência e à eficiência.

A utilização de Plataformas Eletrónicas é uma resposta eficiente a estas novas exigências, oferecendo a grande vantagem de desmaterializar os processos de compras de bens e serviços (incluindo a elaboração dos contratos inerentes a estes processos) e, conseguindo com isso, ultrapassar uma das grandes barreiras intrínsecas a estes mesmos processos: encurtar drasticamente o tempo necessário para a sua concretização.

Portugal continua a apostar na Contratação Pública Eletrónica para estar à altura das novas exigências dos mercados. Se verificarmos os dados da Síntese Mensal da Contratação Pública de janeiro de 2017, percebemos claramente o aumento significativo quer na publicação de anúncios (+83,3% face ao período homólogo) quer nos contratos reportados ao portal BASE (representando um crescimento da despesa contratada em +77,4% face a igual período do ano anterior).

As Plataformas Eletrónicas de Contratação Pública não apresentam hoje apenas um leque de vantagens face às exigências dos mercados como, com o passar do tempo e o aumento da sua utilização, estas plataformas representam uma prática cada vez mais enraizada pelas Entidades Públicas tornando-se, desta forma, instrumentos essenciais ao seu bom funcionamento.