[weglot_switcher]

Veja aqui o impacto das novas tabelas de retenção na fonte nos reembolsos de IRS

As novas tabelas surgem da atualização do IAS e da correção das situações dos rendimentos em que a retenção na fonte deixava os contribuintes com rendimento líquido disponível anual inferior ao mínimo de existência. Veja aqui a simulação da consultora EY quanto ao seu impacto.
19 Janeiro 2019, 14h30

O Governo publicou na sexta-feira em Diário da República o despacho que aprova as tabelas de retenção na fonte de IRS para o ano de 2019. Este sábado, a consultora EY Portugal elaborou um conjunto de simulações para o impacto das novas tabelas de retenção na fonte nos reembolsos de IRS em 2019 (Veja aqui).

Em comunicado, o Ministério das Finanças referiu que a publicação destas tabelas surge da atualização do valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), o que determinou a alteração do mínimo de existência para 9.150,96 euros no ano corrente.

“Em comparação com 2018, em que a retenção se iniciava nos rendimentos mensais a partir de 632 euros, em 2019, por via da atualização do mínimo de existência, a retenção na fonte deixa de ser feita para rendimentos mensais até 654 euros”, explicou o gabinete de Mário Centeno.

Na mesma nota, as Finanças lembraram que o segundo fator que motivou esta atualização foi “a correção das situações dos rendimentos em que a retenção na fonte deixava os contribuintes com rendimento líquido disponível anual inferior ao mínimo de existência”.

Veja aqui as tabelas

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.