PremiumVêm aí as universidades europeias

Iniciativa da Comissão Europeia envolve 41 alianças transnacionais, que prometem mudar o panorama futuro do ensino superior na Europa.

Duas décadas depois da implementação do Processo de Bolonha, as Universidades Europeias começam a ganhar forma. A iniciativa da Comissão Europeia de impulsionar alianças transnacionais de instituições de ensino superior de toda a União, mobiliza já 41 Universidades Europeias, envolvendo 280 universidades e politécnicos e apoios de 287 milhões de euros do orçamento comunitário.

Várias instituições portugueses estão na fundação de propostas que prometem mudar o panorama futuro do ensino superior europeu. A Universidade de Aveiro é uma delas. Esteve na génese da Universidade ECIU e está profundamente apostada no seu desenvolvimento, conforme revela Paulo Jorge Ferreira, o reitor da UA, ao Jornal Económico. “A Universidade ECIU acabou de produzir um documento com a visão para 2030, e está a preparar-se para o futuro a uma escala temporal muito diferente da que teria um vulgar projeto”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

“O Estado de Direito precisa como nunca de juristas fiéis aos seus valores tradicionais”

Ética, globalização e digitalização são três os grandes desafios que o ensino do Direito enfrenta neste momento, diz Jorge Pereira da Silva, Diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP.

Direito e Gestão. Católica Porto tem dupla licenciatura única no país

Depois de cinco anos chegaram ao mercado os primeiros estudantes a obter simultaneamente duas licenciaturas – em Direito e Gestão.

PremiumFuturo da formação vai passar mais pelas empresas

Oradores da conferência promovida pelo JE e pela Multipessoal dizem que a pandemia acelerou tendências. A formação contínua é obrigatória e as empresas vão ter de oferecer mais para cativarem talento da nova geração.
Comentários