Vencedor de Grand Slam’s por seis ocasiões, Boris Becker ex-tenista alemão admitiu em tribunal estar “envergonhado” após ter declarado falência. Becker foi acusado de 24 crimes, todos eles na sequência de um “divórcio caro” da ex-esposa Barbara Becker em 2001 que, segundo o ex-número um do mundo, envolveram pagamentos avultados para os seus dois filhos, segundo a “BBC”.
As 24 acusações estão divididas da seguinte forma: nove sobre não entregar troféus e outros prémios, sete de ocultação de propriedade que totalizam 1,5 milhões de euros, cinco de não divulgar bens, incluindo propriedades na Alemanha e Londres, ações e uma conta bancária, dois de remoção de bens no valor de 500 mil euros e um de ocultar 825 mil euros em dívidas.
Becker sublinhou que esteve envolvido num “divórcio caro” da ex-esposa Barbara Becker em 2001, que ditou altos pagamentos para os seus dois filhos, aos quais se acrescentam a filha Anna Ermakova e a sua mãe, num acordo que incluía um apartamento em Londres, na zona de Chelsea, avaliado em 2,5 milhões de libras (2,9 milhões de euros).
O ex-astro do ténis falou do seu “choque” e “vergonha” por declarar falência durante o julgamento. Becker disse ao Southwark Crown Court que a má publicidade prejudicou a “marca Becker” e reduziu os seus ganhos. Becker declarou falência em 2017.
Becker disse que se sentiu “muito envergonhado”, acrescentando: “Porque estava em todos os noticiários do mundo, e eu entrei no portão de Wimbledon e todos sabiam. Fiquei envergonhado porque estava falido”.
Ele disse aos jurados que a declaração de falência aconteceu num “período stressante” com a sua então esposa Sharlely “Lilly” Becker, enquanto o casal morava em “quartos separados” numa casa alugada por 22 mil libras (18,5 mil euros) por mês em Wimbledon.
O tribunal ouviu que o ex-número um do mundo acumulou uma “grande quantia” de dinheiro, cerca 38 milhões de libras (45,1 milhões de euros) em prémios monetários e acordos de patrocínio.
Becker justificou a perda da fortuna com ajudas aos pais para construir uma casa na Alemanha e pagou em dinheiro por uma casa de família em Munique, uma propriedade em Miami, Flórida, e uma propriedade em Maiorca, avaliada em 42 milhões de libras (50 milhões de euros) no auge do mercado imobiliário.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com