O mercado automóvel português iniciou a recuperação durante 2021, face ao período pré-pandemia (2019), com a venda de novos a subir 0,8% e a de usados a estabilizar, ainda que com uma queda, de 0,6%, segundo o relatório ‘Market Report’, divulgado esta quinta-feira, 23 de junho, pelo Standvirtual em conjunto com a ACAP, o IMT e a BCA.
Já os registos de propriedade assinalam um decréscimo de 35% no mercado de novos e de 11% no mercado de usados face ao pré-pandemia, com os preços médios a aumentaram 14% no ano passado.
Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual, afirma que “se o ano de 2020 foi desafiante, o ano de 2021 trouxe-nos desafios acrescidos. O retorno à normalidade proporcionado pelas medidas sanitárias e de vacinação, rapidamente deu lugar à crise logística que afeta a economia global e, em particular, a indústria automóvel. No entanto, os desafios existem para serem superados”.
“Em 17 anos de atividade, o Standvirtual constitui-se num parceiro do mercado automóvel, tendo sido parte da solução para ultrapassar o impacto da pandemia no sector. O ano de 2022 continuará a trazer mais desafios e o Standvirtual, em conjunto com os seus parceiros, irá encontrar formas de melhorar o mercado automóvel em Portugal, explica o responsável.
Outro dos destaques no relatório, foi de que, em 2021, o mercado português é sobretudo alimentado por venda de carros novos (73%) e importados (27%), sendo particularmente afetado pela crise do sector. Aqui, o negócio dos carros importados (ligeiros de passageiros) cresceu 25% em 2021 face a 2020, mas desceu 9% face a 2019.
Por fim, o preço médio dos comerciantes profissionais subiu de 18,5 mil euros no final de 2020 para 21,1 mil euros no final de 2021, traduzindo-se num aumento de 14%, justificada em parte pela falta de semicondutores, matérias-primas, dificuldades logísticas e energéticas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com