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Vendas de carros elétricos dispararam 69% em Portugal em 2021

O aumento da oferta de modelos, a maior autonomia dos automóveis e a expansão da rede pública de carregamento são alguns dos fatores que ajudam a explicar o disparo nas vendas de carros elétricos.
4 Janeiro 2022, 08h25

As vendas de carros 100% elétricos em Portugal dispararam 69% em Portugal em 2021 face a período homólogo.

Foram vendidos um total de 13.260 unidades de ligeiros de passageiros. Incluindo os ligeiros de mercadorias 100% elétricos, as vendas subiram 68% para um total de 13.614 unidades, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

A Peugeot foi a marca que vendeu mais carros 100% elétricos em 2021, destronando assim a norte-americana Tesla.

Analisando os dados do mercado, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) destaca três fatores para as vendas terem disparado em 2021.

“A maior oferta de marcas e modelos de viaturas 100% elétricas, neste momento entre as várias marcas, modelos e versões temos mais de 120 modelos versões à venda em Portugal. Portanto esta oferta veio suprir as necessidades da procura pela variedade”, disse Henrique Sánchez ao JE.

“O aumento significativo da autonomia real das versões em comercialização, está nos 400 km, já é suficiente para um país como Portugal, sendo que já existem modelos com mais de 600 km e mesmo 700 km de autonomia real em circuito urbano e mesmo em áreas metropolitanas. Donde a “ansiedade” com a autonomia tem vindo a desaparecer para quem deseja mudar para elétrico”, acrescenta.

O responsável também destaca que a “rede pública de carregamento teve uma expansão muito significativa, mais de 65% em 2021, possibilitando assim a quem não pode carregar em casa ou no local de trabalho, poder fazê-lo no espaço público e a quem necessita de viajar pelo país, profissionalmente ou em lazer, fazê-lo quer pelo aumento do número de postos, quer pelo aumento da potência desses mesmos postos o que também reduz o tempo de carga”.

A UVE volta a defender o aumento do cheque para compra de carro elétrico de 3.000 para 6.000 euros, aumentando assim o valor global anual para oito milhões de euros no âmbito do Orçamento do Estado para 2022, que vai ser apresentado pelo Governo que sair das eleições de 30 de janeiro.

“Essa foi uma das nossas propostas, que será uma aproximação ao incentivo médio europeu, sabemos que na proposta de orçamento para 2022 estava previsto um aumento da dotação para os Incentivos para a Aquisição de Veículos Elétricos para o dobro de quatro milhões para oito milhões de euros, só que agora como diz tudo vai depender do resultado das eleições. Não creio existirem possibilidades de retroceder neste caminho da eletrificação dos transportes rodoviários, é inevitável e vai acelerar”, apontou o líder da UVE.

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