A venda de smartphones teve uma quebra de 11% no segundo trimestre, depois da queda de cerca de 20%, do primeiro trimestre, segundo dados da consultora Canalys, a que o “El Economista” teve acesso.
A Samsung e a Apple lideraram com quotas de mercado de 21% e 17%, respetivamente, seguidas pela Xiaomi, com 13%, a OPPO com 10%, e a Vivo com 8%. Só as três maiores empresas representam 51% do total de vendas no período em análise.
O “El Economista” refere que as perspetivas de vendas até ao final do ano apontam para uma melhoria em relação ao período homólogo. A mesma publicação diz que esta melhoria se deve ao facto de se esperar que o stock de telemóveis dos fabricantes regresse a níveis mais normais face a uma estabilização dos indicadores macroeconómicos.
O analista da Canalys, Le Xuan Chiew, citado pelo “El Economista”, referiu que os fornecedores estão a dar prioridade à redução do stock de telemóveis mais antigos para abrir espaço para novos lançamentos.
O mesmo analista lembrou que o segundo trimestre evidenciou “sinais de recuperação, depois de seis trimestres consecutivo de descidas em 2022”.
A consultora refere também que tem existido um aumento no investimento, por via de incentivos comerciais e campanhas de marketing, que têm como objetivo aumentar a procura por parte dos consumidores.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com