Wall Street recua após um fecho misto na terça-feira, numa sessão que será totalmente influenciada pela reunião de política monetária da Reserva Federal (Fed).
O Dow Jones abre a cair 0,01% para 47.554,7 pontos; o Nasdaq perde 0,16% para 23.538,5 pontos e o S&P 500 recua 0,0010% para 6.840,44 pontos.
Os mercados estão a precificar uma probabilidade de quase 90% de que o banco central realize o seu terceiro corte consecutivo de 0,25% na taxa de juro
A Reserva Federal (Fed) norte-americana termina nesta quarta-feira a última reunião de política monetária do ano, estando previsto que anuncie uma redução de 25 pontos-base (p.b.) dos juros diretores. Se assim acontecer, será o terceiro corte deste ano – e o sexto desde o início do novo ciclo de alívio dos juros, em setembro do ano passado – e a taxa dos fundos federais passará para um intervalo entre 3,5% e 3,75%.
Mas a decisão não está isenta de tensões. Os membros do FOMC continuam divididos, com alguns a argumentar que é necessária uma política monetária mais flexível para apoiar um mercado de trabalho em desaceleração (os que são a favor da descida dos juros) e outros a alertar que um afrouxamento monetário adicional pode reacender a inflação. Os investidores estarão atentos ao comunicado pós-reunião, previsto para as 14h00 na hora local.
As empresas mais pequenas tendem a beneficiar de cortes nas taxas de juro porque os seus custos de financiamento estão mais ligados às taxas de mercado, o que pode aumentar as suas margens de lucro.
As exportações para os Estados Unidos recuaram 50 milhões de euros em termos homólogos no terceiro trimestre deste ano, para o valor mais baixo desde o segundo trimestre de 2023, informou hoje o INE.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com