[weglot_switcher]

Venezuela a ‘ferro e fogo’: Juan Guaidó declara-se “presidente interino”

Depois de vários dias de desassossego social, Guaidó pediu à oposição que voltasse a ocupar as ruas. Hoje, o presidente da Assembleia Nacional declarou-se “presidente interino da Venezuela”.
23 Janeiro 2019, 18h04

Juan Guaidó, deputado do partido Vontade Popular (VP) e presidente da Assembleia Nacional, declarou-se hoje “presidente interino da Venezuela” no discurso os milhares de opositores que se manifestaram contra a presidência de Maduro.

“Juro assumir formalmente as competências do Executivo nacional como Presidente interino da Venezuela”, pode ler-se na edição online do jornal “Público”.

Depois de vários dias de desassossego social, Guaidó pediu à oposição que voltasse a ocupar as ruas – algo que já sucedeu no passado – para impedir o regime de se manter no governo mais seis anos e para obrigar à convocação de novas eleições presidenciais. É nesse quadro que está marcada para hoje uma manifestação anti-Maduro.

A união em torno de Juan Guaidó parece estar a fazer reaquecer os motores da oposição – depois de, na altura das eleições presidenciais do ano passado, ter demonstrado grandes dificuldades (que acabaram por ser inultrapassáveis) em unir-se em volta de um candidato único que pudesse defrontar Nicolás Maduro.

A Bloomberg avançou que o Presidente norte-americano Donald Trump reconhece Guaidó como o presidente interino da Venezuela.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.