Venezuela a ‘ferro e fogo’: Juan Guaidó declara-se “presidente interino”

Depois de vários dias de desassossego social, Guaidó pediu à oposição que voltasse a ocupar as ruas. Hoje, o presidente da Assembleia Nacional declarou-se “presidente interino da Venezuela”.

Juan Guaidó, deputado do partido Vontade Popular (VP) e presidente da Assembleia Nacional, declarou-se hoje “presidente interino da Venezuela” no discurso os milhares de opositores que se manifestaram contra a presidência de Maduro.

“Juro assumir formalmente as competências do Executivo nacional como Presidente interino da Venezuela”, pode ler-se na edição online do jornal “Público”.

Depois de vários dias de desassossego social, Guaidó pediu à oposição que voltasse a ocupar as ruas – algo que já sucedeu no passado – para impedir o regime de se manter no governo mais seis anos e para obrigar à convocação de novas eleições presidenciais. É nesse quadro que está marcada para hoje uma manifestação anti-Maduro.

A união em torno de Juan Guaidó parece estar a fazer reaquecer os motores da oposição – depois de, na altura das eleições presidenciais do ano passado, ter demonstrado grandes dificuldades (que acabaram por ser inultrapassáveis) em unir-se em volta de um candidato único que pudesse defrontar Nicolás Maduro.

A Bloomberg avançou que o Presidente norte-americano Donald Trump reconhece Guaidó como o presidente interino da Venezuela.

Ler mais
Relacionadas

Sobe para quatro o número de mortos durante protestos na Venezuela

Segundo o Observatório Venezuelano de Conflituosidade Social (OVCS), uma das mortes, a de um jovem de 16 anos, teve lugar em Caracas, devido a “um ferimento por arma de fogo, durante uma manifestação” em Cátia (centro).

Manifestação contra Maduro juntou mais de 200 pessoas na Praça do Município

A manifestação mundial, à qual a Madeira aderiu, foi convocada por Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, que considerou que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não tem legitimidade para exercer o poder no país.

Venezuela: Governo de Trump chama “ditador” a Maduro

“Estamos con ustedes” para “reclamarem o vosso direito à libertad”, disse o vice-presidente norte-americano Mike Pence à oposição venezuelana num dia que vai ser marcado por manifestações em todo o país,
Recomendadas

Covid-19: Apoio será pago a quem esteve em ‘lay-off’ mais de 30 dias

Os trabalhadores que estiveram em ‘lay-off’ por mais de 30 dias consecutivos, mas sem completar um mês civil, também vão receber o complemento de estabilização.

Covid-19: Angola regista novo numero recorde de infetados

Angola voltou a registar um número recorde de infeções por Covid-19, com 88 casos nas últimas 24 horas, elevando o total desde 21 de março para 1.483, e mais dois mortos.

Ministra da Agricultura defende aposta na inovação e na criação de valor no setor

Maria do Céu Antunes visitou as instalações, uma das mais importantes cooperativas do setor leiteiro nacional, cuja produção anual equivale a cerca de 708 milhões de euros, cerca de 9% da produção agrícola do país.
Comentários