PremiumVentura pedirá para lhe levantarem imunidade se tiver de ir a tribunal

Líder do Chega, multado por discriminar comunidade cigana, garante que irá enfrentar a Justiça “no que tiver de enfrentar”. Crime de discriminação racial pode ser punido com até cinco anos de prisão.

O deputado único e presidente do Chega, André Ventura, garante que irá pedir que lhe seja levantada “imediatamente” a imunidade parlamentar, se tiver de responder em tribunal pela alegada prática de crime de discriminação racial. Em causa está a decisão da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) de condenar André Ventura a pagar uma multa, por ofensas à comunidade cigana. Ao Jornal Económico (JE), o líder do Chega revela que vai deixar o processo seguir para o Ministério Público e diz estar a ser alvo de “perseguição política”.

“Estarei disponível para enfrentar a Justiça no que tiver que enfrentar”, assegura André Ventura ao JE. O deputado e pré-candidato presidencial diz estar “perfeitamente consciente e convencido” das afirmações que motivaram a queixa e não retira o que escreveu: “A verdade acaba sempre por prevalecer. Quase 90% da comunidade cigana vive de ‘outras coisas’ que não o seu próprio trabalho. Enquanto não percebermos que há aqui um problema estrutural de subsidiodependência e de não integração deliberada, ele continuará a crescer descontroladamente”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumLuciano Huck: Mais uma estrela televisiva que não consegue resistir a cair no caldeirão da política

O popular apresentador da Globo alimenta há três anos o tabu da disponibilidade para se candidatar à presidência do Brasil, podendo enfrentar Jair Bolsonaro em 2022. Um almoço com Sérgio Moro e vários apoios nas eleições municipais em curso vieram aumentar as especulações.

PremiumCovid-19: O que esperar da vida depois das vacinas

Notícias animadoras nos ensaios clínicos das vacinas contra a Covid-19 trazem esperança de retoma económica, mas há razões para confinar o excesso de otimismo. Sendo a vacinação um processo de logística complicada e no qual demorará até haver imunidade de grupo, ninguém espera que o turismo volte tão cedo aos níveis pré-Covid. Certo está que o teletrabalho vai continuar a ser mais comum do que antes, mas as opiniões dividem-se quanto à cicatrização da crise.

PremiumCarlos Almeida: “Green bonds poderão flexibilizar cálculo da dívida pública”

Portugal poderia beneficiar ao fazer uma emissão de dívida soberana sustentável, segundo Carlos Almeida, diretor de investimentos do Best.
Comentários