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Viagens de negócios com perturbações? Estas são as ligações com nota negativa

A perturbação num voo fez com que chegasse atrasado a uma reunião de trabalho? Pode reivindicar uma compensação para ajudar a recuperar alguns custos à empresa afetada, mas quem mais beneficia é o colaborador envolvido.
30 Janeiro 2020, 20h35

Quando se fala em viagens de negócios, o melhor é não perder o voo. No entanto, podem existir problemas que afetam reuniões que se realizam no mesmo dia que os voos, como atrasos ou cancelamentos. Nestes casos, as faltas a estas reuniões podem originar perda de oportunidades de negócios e de potenciais receitas.

Assim, se a causa do atraso para reunião for de uma perturbação num voo, o cliente pode reivindicar uma compensação para ajudar a recuperar alguns custos à empresa afetada, mas quem mais beneficia é o colaborador envolvido. A AirHelp, líder em direitos dos passageiros aéreos, destaca que “em caso de atrasos prolongados ou cancelamentos, quem tem direito a compensações financeiras são os colaboradores que viajaram, e não as empresas que pagaram os bilhetes”.

Embora pareça uma norma um pouco estranha, esta está definida no regulamento, o mesmo que estabelece que atrasos superiores a três horas podem dar direito a compensação até 600 euros por passageiros. “Independentemente de quem pagou a viagem de negócios, é sempre o passageiro quem tem direito a ser compensado, ou seja, quem foi diretamente afetado”, aponta Carolina Becker, especialista em direitos dos passageiros da AirHelp.

“Portanto, mesmo que a empresa tenha comprado o bilhete, é o passageiro que deve submeter o pedido de compensação à companhia aérea. O montante pode variar entre os 250 e 600 euros por pessoa, dependendo da distância do voo. Também não existe obrigação de entregar o valor ao empregador, a menos que exista uma cláusula no contrato que o determine”, revela a especialista.

Negócios na Europa. Lisboa e Bruxelas com nota negativa em pontualidade

Antes de uma viagem de negócios importante, é útil saber quais os aeroportos onde existe a maior probabilidade de sofrer atrasos. Ao analisar as principais cidades de negócios europeias durante o ano de 2019, a AirHelp concluiu que quem parte de Lisboa e de Bruxelas tem mais hipóteses de perder as reuniões agendadas. Por sua vez, o aeroporto de Barajas em Madrid destacou-se pela positiva, sendo que oito em dez voos partiram a horas.

Ainda assim, a organização percebeu que a performance dos aeroportos varia durante a semana. “Em Lisboa, para aumentar as hipóteses de descolar a horas, o ideal será viajar à quarta-feira. Independentemente da cidade de partida, é aconselhável viajar sempre com antecedência, para precaver possíveis atrasos nos voos”, revela.

Aeroportos Percentagem de voos com perturbações
Lisboa 39%
Bruxelas 32%
Frankfurt 29%
Varsóvia (Chopin) 28%
Zurique 28%
Paris (Charles de Gaulle) 25%
Londres (Heathrow) 25%
Edimburgo 23%
Dublin 23%
Madrid (Barajas) 21%

Lisboa-Londres: a rota menos pontual

Além de conhecer a pontualidade dos aeroportos, é importante saber as rotas com o pior desempenho em termos de pontualidade. No topo da lista encontra-se a ligação entre Lisboa e Londres, através do aeroporto Stansted, no qual oito em cada dez voos não partiram no horário previsto.

Mas não é só esta rota com partida de Lisboa que se destaca pela negativa, uma vez que o ranking é dominado com ligações que saem da capital portuguesa.

Aeroporto de partida Aeroporto de chegada Percentagem de voos com perturbações
Lisboa Londres (Stansted) 76%
Londres (Heathrow) Banguecoque (Suvarnabhumi) 58%
Frankfurt Valência 56%
Lisboa Bruxelas 54%
Lisboa Casablanca (Mohammed V) 53%
Lisboa Londres (Luton) 53%
Lisboa Milão (Malpensa) 52%
Zurique Lisboa 52%
Londres (Heathrow) Cairo 51%
Lisboa Luanda 51%

Rotas com mais passageiros elegíveis a receber compensações

A organização verificou ainda as rotas com maior o maior número de passageiros com direito a receber compensações e verificou que a ligação Londres (Heathrow) com Nova Iorque (John F. Kennedy) lidera a lista, com perto de 22.700 viajantes elegíveis.

Aeroporto de partida Aeroporto de chegada Passageiros elegíveis a receber compensações
Londres (Heathrow) Nova Iorque (John F. Kennedy) 22.700
Londres (Heathrow) Nova Jérsia (Newark) 17.100
Londres (Heathrow) O’Hare (Chicago) 15.800
Madrid (Barajas) Barcelona (El Prat) 12.700
Londres (Heathrow) Los Angeles 12.100
Paris (Charles de Gaulle) Nova Iorque (John F. Kennedy) 11.600
Madrid (Barajas) Londres (Heathrow) 10.900
Paris (Charles de Gaulle) Amesterdão (Schiphol) 10.200
Londres (Heathrow) Madrid (Barajas) 10.200
Frankfurt Berlim (Tegel) 9.900

 

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