[weglot_switcher]

VIC Properties desiste da venda do Prata Riverside Village e Herdade da Matinha

Já a Herdade do Pinheirinho que surge também englobado no ‘Project Rise’ continua em processo de venda, mas este projeto deverá, em breve também ser retirado desse processo.
2 Fevereiro 2023, 19h27

A promotora imobiliária VIC Properties decidiu não avançar com a venda do ‘Project Rise’ que englobava o Prata Riverside Village e a Herdade da Matinha, na localidade de Marvila, em Lisboa e a Herdade do Pinheirinho, no concelho de Grândola.

A informação foi avançada esta quinta-feira, 2 de fevereiro, pelo jornal online ‘ECO’. Contactada pelo Jornal Económico, a VIC Properties optou por não fazer comentários sobre este processo, mas fontes conhecedoras do mesmo confirmaram ao JE que a promotora vai avançar com o desenvolvimento dos três projetos que vão trazer para a cidade de Lisboa três mil apartamentos.

A Herdade do Pinheirinho que surge também englobado no ‘Project Rise’ continua em processo de venda, mas as mesmas fontes revelaram ao JE que este projeto deverá, em breve também ser retirado desse processo, pelo facto de existir bastante interesse no desenvolvimento das suas infra-estruturas, incluindo tambem as suas unidades turísticas e residenciais.

Uma das razões para esta decisão da promotora estão as ofertas insuficientes no mercado residencial português, sobretudo em Lisboa, dado que a promotora pretende dar resposta às necessidades do país, colocando no mercado quase três mil novos apartamentos (incluído o Prata Riverside Village e o projeto da Matinha) ao longo dos próximos anos.

As três propriedades tinham “um Valor de Desenvolvimento Bruto previsto de cerca de três mil milhões de euros e mais de 500 mil m2 de Construção Bruta Área, principalmente para uso residencial”, segundo o teaser enviado para potenciais investidores a que o JE teve acesso em outubro de 2022.

Recorde-se que o Novobanco financiou a VIC Properties em 80 milhões de euros para a compra da Herdade dos Pinheirinhos vendido por 60 milhões de euros em 2020, um ativo que estava coberto pelo Fundo de Resolução. Para esse financiamento o banco exigiu como colateral ficar com a hipoteca dos dois ativos imobiliários, a Matinha e o Pinheirinho.

O empreendimento Braço de Prata, localizada na zona leste de Lisboa é um projeto imobiliário que tem a assinatura do arquiteto laureado Pritzker Renzo Piano, que inclui 12 parcelas de terreno a serem totalmente desenvolvido até 2025 com um total de cerca de 800 unidades residenciais.

O Prata é o resultado do processo de regeneração urbana do leste de Lisboa que resultou numa nova zona residencial ribeirinha. O projeto está atualmente em construção com um financiamento de 200 milhões de euros em local para apoiar o desenvolvimento.

Das 12 parcelas,  três estão construídas e 100% vendidas; quatro estão em construção com entrega prevista a partir de dezembro de 2022 e com um forte ritmo de vendas, e a VIC espera que as parcelas restantes comecem a ser construídas antes do segundo semestre de 2023. O preço médio inicial de venda das unidades residenciais é de 7.500 euros / m2, com preços de venda recentes a 8.700 euros m², lê-se no teaser.

Já o empreendimento da Matinha localizado entre o Braço de Prata e o Parque das Nações,  “é atualmente o maior empreendimento residencial em Portugal”, lê-se no teaser. O projeto engloba o desenvolvimento de cerca de 1.500 unidades residenciais e comerciais áreas.

A Matinha é o maior projeto residencial em Portugal com um total de área bruta de construção (GCA) de 250 mil metros quadrados na parte oriental de Lisboa. “O projeto consolida a área entre o Prata e o Parque das Nações e continua o processo de regeneração urbana desta parte da cidade”, lê-se no teaser.

Por fim, a Herdade do Pinheirinho é composto por 200.000 m² frente-praia para construção. O projeto prevê cerca 600 unidades residenciais/turísticas, 2 hotéis (com cerca de 230 quartos) e um campo de golfe de 18 buracos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.