[weglot_switcher]

Governo da Polónia descarta rutura com a UE e diz que é artimanha da oposição

“Isso do ‘Polexit’ são notícias falsas que a oposição usa para expandir a sua base. Qualquer político sensato não ousaria mudar o status da Polónia como membro da União Europeia”, referiu Kaczynski.
16 Outubro 2021, 13h31

O vice-primeiro-ministro da Polónia, Jaroslaw Kaczynski, assegurou que o país não tem nenhuma intenção de separar-se da União Europeia, no âmbito da decisão polémica do Tribunal Constitucional polaco, e acusou a oposição de orquestrar uma campanha de desinformação em seu benefício.

Kaczynski fez eco das palavras do primeiro-ministro do país, Mateusz Morawiecki, que na sexta-feira acusou a opositora Plataforma Cívica e, em particular, o Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, de tentar tirar proveitos políticos com a decisão do Tribunal Constitucional, que confirmou a primazia do direito polaco sobre o direito comunitário.

“Isso do ‘Polexit’ são notícias falsas que a oposição usa para expandir a sua base. Qualquer político sensato não ousaria mudar o status da Polónia como membro da União Europeia”, referiu Kaczynski, líder doPartido da Lei e Justiça (PiS) do governo e vice-primeiro-ministro polaco, em entrevista à estação de rádio RMF FM.

Para Kaczynski, a decisão tomada pelo Tribunal Constitucional polaco, em que ignora a primazia do Direito da União Europeia sobre as leis nacionais, é nada mais do que o consolidar da soberania nacional do país. O vice-primeiro-ministro declarou-se defensor da UE e isso é uma “garantia” de que vai permanecer na UE.

“Há 90% da sociedade que é contra a saída da União Europeia. Não há absolutamente nada para falar”, vincou.

As tensões entre a Polónia e a União Europeia atingiram um novo máximo depois de os Países Baixos terem pedido a retenção de 36 mil milhões de euros no apoio à recuperação, enquanto o Parlamento Europeu procura pressionar a Comissão Europeia a agir contra a Polónia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.