O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros a designação de Victor Ramos para o cargo de presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), entidade que tem como responsabilidade acompanhar e fiscalizar as políticas de saúde. O responsável deverá ficar nessa posição durante quatro anos.
“Foi aprovada a resolução que procede à designação de Victor Manuel Borges Ramos e de Lucília Rosa Mateus Nunes, respetivamente, para os cargos de presidente e de vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde, por um período de quatro anos não renovável”, anunciou o Governo esta tarde, em comunicado.
Desde 2018 que Henrique Barros, médico, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e ex-coordenador Nacional para a Infeção VIH/Sida, liderava o CNS, tendo Ana Nunes de Almeida como vice-presidente.
Victor Ramos assume agora essa posição, trazendo como currículo, por exemplo, a coordenação de vários projetos de investigação, de âmbito local, nacional e internacional, mas também a cofundação da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a participação em missões da Organização Mundial de Saúde e a Medalha de Ouro por Serviços Distintos, que lhe foi atribuída em 2006 pelo Ministério da Saúde.
Segundo a Ordem dos Médicos, Victor Ramos é ainda professor auxiliar convidado da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, e autor de artigos científicos, de capítulos de livros técnicos e da obra didática “A Consulta em 7 Passos”.
Fundado em 1937, o Conselho Nacional de Saúde, produz anualmente um relatório sobre a situação da saúde em Portugal, formulando recomendações. Além disso, por iniciativa própria ou quando solicitado pelo Governo, aprecia e emite pareceres sobre temas relacionados com a política de saúde em áreas como o Plano Nacional de Saúde, a investigação e inovação e a saúde dos portugueses.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com