A Visa acaba de apresentar um conjunto de soluções que prometem redefinir o futuro do comércio digital e que marcam a entrada na era dos pagamentos com Inteligência Artificial (IA).
A multinacional anuncia hoje, no seu evento Product Drop em São Francisco, um conjunto integrado de soluções tecnológicas que prometem transformar o panorama mundial dos pagamentos digitais.
O destaque vai para o Visa Intelligent Commerce, uma tecnologia que permite a agentes de IA efetuarem pagamentos de forma segura, personalizada e autónoma em nome dos consumidores. Esta inovação surge apoiada em mais de 30 anos de experiência da Visa com IA para prevenção de fraudes e gestão de riscos.
A empresa revelou ainda novas parcerias com líderes como Microsoft, OpenAI e Stripe, além de produtos como cartões com stablecoins (via Bridge), o Visa Pay para ligar carteiras digitais a comerciantes, e o Visa Accept, que transforma smartphones em terminais de pagamento para pequenos vendedores.
Com 11 mil milhões de dólares investidos em inovação nos últimos cinco anos, a Visa está agora a alavancar toda a sua infraestrutura global para suportar esta nova geração de comércio inteligente.
As novas soluções oferecem desde cartões tokenizados para agentes de IA até flexibilidade total nos métodos de pagamento com o Flex Credential (em parceria com a Klarna). A Visa antecipa lançar estas tecnologias na Europa até ao final de 2025, prometendo experiências de compra mais personalizadas, eficientes e seguras – com a confiança da sua robusta rede de pagamentos como base.
Visa apresenta soluções para a nova era do comércio com Inteligência Artificial
A Visa Intelligent Commerce é a nova solução que permite a agentes de IA realizar pagamentos em nome do consumidor com segurança, personalização e autonomia.
Mas a Visa também lança novos produtos. Tratam-se de novas lançamentos de soluções como cartões com stablecoins (parceria com Bridge), expansão do Flex Credential com Klarna, Visa Pay para ligar carteiras digitais a comerciantes, e Visa Accept para pequenos vendedores usarem smartphones como terminais de pagamento.
“Destaca-se o Visa Intelligent Commerce, que permite agentes de IA realizarem compras pelo consumidor, de forma segura através da rede Visa; novas parcerias de stablecoin com a Bridge; a expansão do Flex Credential em colaboração com a Klarna; o lançamento do Visa Pay para ligar carteiras digitais a comerciantes; e o Visa Accept, uma solução para pequenos vendedores receberem pagamentos através de smartphones”, refere a empresa em comunicado.
Nos últimos 25 anos, a rede Visa processou 3,3 mil milhões de transações. Agora, quer aplicar ao comércio da nova era (com IA) toda a infraestrutura, os padrões e as capacidades que adquiriu no comércio físico e digital.
Ryan McInerney, CEO da Visa, comenta que “historicamente, a Visa utilizou a IA para proteger os consumidores e ajudar a combater a fraude. Agora, também vamos capacitar a IA para dar ‘poder’ aos consumidores. Vamos alterar fundamentalmente o comércio digital e torná-lo mais pessoal, mais relevante e mais satisfatório”, acrescentou McInerney. “Para que o comércio com IA funcione, o pagamento é um facilitador crítico do sucesso. Se não houver pagamento, não há comércio. Essa é a experiência e a confiança que a Visa traz.
A Visa garante um futuro seguro para o comércio com IA. “Milhões de pessoas em breve confiarão na inteligência artificial para encontrar a camisola perfeita, procurar o próximo destino de férias ou completar a lista de compras”, refere a empresa que acrescenta que está a eliminar barreiras no processo de pagamento, tornando possível realizar transações num mundo apoiado em IA de forma segura e fiável.
“O Visa Intelligent Commerce baseia-se em mais de 30 anos de experiência a trabalhar com inteligência artificial e machine learning para gerir riscos e prevenir fraudes, com o objetivo de permitir experiências de pagamento seguras”, realça a empresa de pagamento.
Em colaboração com líderes da indústria da IA como Anthropic, IBM, Microsoft, Mistral AI, OpenAI, Perplexity, Samsung, Stripe, entre outros, a Visa diz que “irá impulsionar um comércio personalizado e seguro com IA à escala global”.
“O anúncio de hoje representa um marco importante para o comércio digital, ao impulsionar a primeira geração de comércio com IA integrada, sustentado pela segurança, estabilidade e resiliência da nossa rede de pagamentos”, afirma Bea Larregle, SVP e Diretora Regional da Visa para o Sul da Europa.
“A Visa investiu 11 mil milhões de dólares em inovação e tecnologia nos últimos cinco anos, com um forte foco em serviços baseados em IA que beneficiam parceiros, comerciantes e consumidores”, acrescenta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com