[weglot_switcher]

Vítor Gaspar: “Complacência do passado pode levar a sobreendividamento e pânico dos investidores”

Diretor do Departamento de Assuntos Orçamentais do FMI repete apelo de Kristalina Georgieva e pede aos países com espaço orçamental para apoiarem a procura agregada. Mas os países já endividados devem ter “prudência” para evitar disrupções nos mercados.
16 Outubro 2019, 14h30

Vítor Gaspar avisou esta quarta-feira que as principais economias mundiais devem estar preparadas para uma “ação coordenada” a nível orçamental, caso a atividade económica global venha a contrair de forma acentuada.

Na apresentação do relatório anual Fiscal Monitor, o diretor dos Departamento de Assuntos Orçamentais do FMI sublinhou que, com inflação baixa e taxas de juros negativas, os “países com espaço orçamental” devem usar essa folga para “apoiar a procura agregada”.

Contudo, acrescentou, na “maioria” das outras economias dívida e o rácio juros/impostos estão num nível elevado, o que leva o ex-ministro português a recomendar políticas orçamentais “prudentes”, assentes numa “visão de médio prazo”.

“Caso contrário, como já aconteceu no passado, a complacência alimentada por baixas taxas de juros pode levar ao sobreendividamento, seguido de pânico dos investidores e disrupção dos mercados”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.