A pandemia trocou-nos as voltas e os hábitos, de consumo e de vida, e com todos fechados em casa a preferência pela roupa que vestimos também se alterou.

Quem usava fato e gravata ou saia travada e tinha de ir bem vestido para o trabalho deixou de ter de o fazer, ou pelo menos não tanto. Com o teletrabalho a preocupação passou em estar apresentável apenas da cintura para cima para as videochamadas e muitos deixaram simplesmente de ter essa preocupação.

O que se tornou um mau negócio para (alguma) indústria da moda acabou por representar crescimento para muitas marcas, antigas e recentes. E as grandes rapidamente responderam a esta nova necessidade!

Segundo dados do Business of Fashion, marcas como a Adidas têm uma previsão otimista de vendas para este ano, com um aumento de 20%, e outras seguem as suas pisadas, como é o caso da Under Armour, Puma ou Nike.

E marcas que não apostavam neste segmento de roupa desportiva começaram a fazê-lo. Como a Levi’s, que anunciou a compra da Beyond Yoga, ou a casa de luxo francesa Saint-Laurent, que lançou uma coleção exclusiva com a californiana Alo Yoga.

Até a marca que se dizia a mais sexy do planeta, onde só havia lugar para rendas e lingerie, também lançou a sua primeira linha de desporto. A nova coleção da Victoria’s Secret, chamada “On Point”, é desenhada por uma das novas porta-vozes da marca, a esquiadora olímpica Eileen Gu, e constitui uma grande mudança na estratégia da gigante da lingerie e parte do seu esforço de recuperação.

É o tempo da activewear, uma moda trazida pelos ventos da pandemia mas que veio para ficar, e, aqui, como em quase tudo na moda, as mulheres voltam a ser consumidoras por excelência. Um estudo da Allied Market Research, divulgado pela agência Reuters, mostra que o mercado global de activewear para mulheres deverá atingir os 217 mil milhões de dólares até 2025. Portanto, esta será uma categoria para apostar.

O fato de treino deixa de ser uma peça de roupa apenas para a prática desportiva e volta aos passeios de fim de semana como nos anos 80, mas em modo chique!