O centro irá atribuir e mapear a conectividade por satélite utilizada pela SatCo para servir os operadores de redes móveis (MNOs) em toda a Europa, de forma a garantir ubiquidade da banda larga móvel em áreas onde possa haver fraca cobertura e apoiar os serviços de emergência e as agências de socorro em caso de catástrofes. Este Centro estará localizado perto de Munique ou de Hanôver, dependendo das negociações finais com todas as partes relevantes.
A AST SpaceMobile está a construir a primeira e única rede de banda larga móvel espacial acessível diretamente por smartphones comuns, projetada para aplicações comerciais e governamentais. A SatCo tem como objetivo fornecer um serviço europeu de banda larga móvel por satélite escalável para uso por MNOs, beneficiando todos os cidadãos, empresas e organizações do setor público europeus. MNOs em 21 estados-membros da União Europeia (UE) e outros países europeus manifestaram interesse em adotar o serviço, com lançamento comercial previsto para 2026.
A constelação projectada na UE incluirá uma funcionalidade abrangente de “comutação de comando” para apoiar a supervisão e a segurança europeias. Esta capacidade permite atualizar todas as chaves de encriptação de telemetria, rastreamento e controlo (TTC) tanto para a banda S (usada para ligar smartphones a partir do espaço) como para a banda Q/V (usada para ligações entre satélites e estações terrestres). Permite também a modificação das chaves de encriptação de serviço para comunicações em todo o continente, bem como gere a ativação, desativação e direção dos feixes de satélite na Europa.
Para além da banda larga móvel comercial, a constelação apoiará os esforços de proteção civil e socorro em caso de catástrofes (PPDR). Para tal, fornece conectividade fiável e de velocidade de banda larga a partir do espaço diretamente para os smartphones e outros dispositivos móveis de uso diário dos serviços de emergência, mesmo nos ambientes mais perigosos e desafiantes.
Margherita Della Valle, CEO da Vodafone, afirma: “A SatCo oferece uma solução de satélite soberana para toda a Europa. Dará às operadoras europeias acesso a comunicações por satélite seguras e resilientes, complementando as redes de telecomunicações terrestres existentes. Ao estabelecer uma constelação de satélites na UE e o nosso principal centro de comando na Alemanha, estamos a garantir que a próxima fronteira da infraestrutura de comunicações esteja firmemente enraizada na Europa.”
“Em conjunto com a Vodafone, estamos a acelerar a chegada da verdadeira banda larga móvel a partir do espaço em toda a Europa”, afirmou Abel Avellan, fundador, presidente e CEO da AST SpaceMobile.
“O Centro de Operações da Alemanha será o centro operacional da nossa constelação BlueBird na Europa, permitindo-nos servir milhões de utilizadores. A par das nossas gateways, estamos a construir uma infraestrutura robusta e segura que garante que a Europa permanece sempre conectada com banda larga móvel sem interrupções.”
A constelação de satélites planeada também pode contribuir para o desenvolvimento de um sistema pan-europeu de banda larga móvel, melhorando a comunicação e a coordenação dos serviços de emergência durante crises e catástrofes, em linha com a visão do Sistema de Comunicação Crítica da UE (EUCCS). Em particular, os satélites suportarão bandas de frequência adequadas para comunicações de rádio PPDR, sujeitas a decisões nacionais e escolhas de implantação.
Embora muitas funções sejam automatizadas, os engenheiros especializados do Centro de Operações irão monitorizar e responder a eventos extraterrestres, tais como erupções solares, bem como gerir questões que surjam na Terra. Também albergará uma das estações terrestres da rede SatCo em toda a Europa. Estas estações proporcionam ligações de backhaul seguras entre a constelação de satélites e as redes terrestres 4G/5G, permitindo aos utilizadores alternar automaticamente entre a cobertura espacial e a cobertura terrestre para uma conectividade ininterrupta e resiliente.
A AST SpaceMobile apresentou, através da Alemanha, os documentos necessários à União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência especializada das Nações Unidas. Isto ajudará a gerir e mitigar qualquer interferência de sinal e a garantir a integração harmoniosa com as redes de telecomunicações móveis existentes.
A localização estrategicamente central da Alemanha proporciona à SatCo a base ideal para complementar as redes terrestres, apoiando a necessidade de manter os utilizadores em toda a Europa conectados de forma segura a qualquer hora e em qualquer lugar. Além de fornecer serviços a todas as MNOs da UE usando suas bandas de espectro nacionais, a SatCo é candidata ao acesso ao espectro de 2 GHz da UE para Serviços Móveis por Satélite (MSS). Se garantido, tal permitiria às MNOs existentes distribuir um serviço de banda larga totalmente pan-europeu, soberano e baseado no espaço diretamente aos seus clientes. As bandas de frequência PPDR acima mencionadas (698–703/753–758 MHz e 733–736/788–791 MHz) seriam utilizadas para apoiar esta capacidade.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com