A Vodafonte e a os CTT são as empresas que mais reclamações receberam por parte dos utentes em relação aos seus serviços durante a semana de 18 a 24 de abril, de acordo com os dados apurados pela Anacom.
“De 18 a 24 de abril foram apresentadas 1.882 reclamações no livro de reclamações eletrónico, um aumento de 2% face à semana anterior. Durante o mesmo período, a Anacom recebeu ainda 525 solicitações (reclamações e pedidos de informação) através dos meios que disponibiliza, uma diminuição de 11% relativamente à semana de 11 a 17 de abril”, destaca um comunicado da entidade reguladora do setor das comunicações.
De acordo com esse documento, “as reclamações sobre o setor das comunicações eletrónicas diminuíram 1% face à semana anterior, tendo representado 61% do total de reclamações registadas nesta plataforma no período em análise”, acrescentando a Anacom que “os principais problemas dos consumidores continuaram a estar relacionados com a gestão dos contratos, o cancelamento de serviços e as avarias, sobretudo dos serviços fixos”.
“Estes dois últimos assuntos foram aqueles em que as reclamações mais aumentaram no período em análise”, avança a Anacom, com realce para a Vodafone, “que ultrapassou a MEO como prestador mais reclamado neste período”.
No que respeita ao livro de reclamações eletrónico sobre o setor postal, a Anacom revela que as reclamações “aumentaram 7%, com destaque para os CTT que voltaram a ser o prestador mais reclamado”.
“As reclamações sobre este sector continuaram a aumentar, representando 39% do volume de reclamações no período em análise, mais 19 pontos percentuais quando comparado com a semana anterior à declaração do estado de emergência”, assinala a entidade reguladora, adiantando que “os assuntos que mais aumentaram neste período foram o extravio, o atendimento e a falta de tentativa de entrega”.
“O atraso na entrega, em particular de encomendas, continua a ser o assunto mais reclamado pelos utilizadores”, precisa o referido comunicado.
A Anacom esclarece ainda que recebeu 525 solicitações escritas e telefónicas durante este período, das quais 320 reclamações (mais 2% do que na semana anterior) e 205 pedidos de informação (menos 25%).
“A manutenção dos serviços de comunicações sem penalizações por atraso ou falta de pagamento, a possibilidade de suspensão temporária dos contratos e de cancelamento de serviços sem penalização, a velocidade da Internet fixa muito baixa/com quebras, a fraca cobertura de rede e a não resolução de falhas nos serviços foram os assuntos que mais preocuparam os utilizadores que contactaram a Anacom”, conclui o comunicado em questão.
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