[weglot_switcher]

Vodafone e Google reforçam parceria de mais de mil milhões

O acordo entre a operadora britânica e a tecnológica norte-americana envolve ‘cloud’, cibersegurança e assistência através de Inteligência Artificial para os clientes dos serviços de telecomunicações em 15 países. Já a Google utilizará os serviços de conectividade fixa e móvel da Vodafone.
8 Outubro 2024, 09h39

A Vodafone e a Google anunciaram esta terça-feira que chegaram a acordo para a expansão para uma década da parceria estratégica que têm e que vale mais de mil milhões de dólares (cerca de 910 milhões de euros) e abrange armazenamento, cibersegurança e equipamentos eletrónicos na Europa e África.

O acordo entre a operadora de telecomunicações britânica e a tecnológica norte-americana envolve arquivos na nuvem (cloud), segurança informática e assistência através de Inteligência Artificial (IA) par os clientes da Vodafone em 15 países, bem como aos parceiros que a marca tem em cerca de 45 geografias, enquanto a Google utilizará os serviços de conectividade fixa e móvel da Vodafone para melhorar a produtividade dos seus trabalhadores.

Em causa estão novos serviços, equipamentos e experiências de televisão na Europa e África à boleia da Google Cloud e dos modelos de linguagem Gemini, o chatbot da Google. Por exemplo, no âmbito deste reforço da parceria estratégica transatlântica, a multinacional britânica irá promover os dispositivos Pixel (telemóveis da marca Google) e o sistema operativo Android.

“Juntas, a Vodafone e a Google vão colocar novos conteúdos e dispositivos alimentados por IA nas mãos de milhões de consumidores. Utilizando estes serviços, os nossos clientes podem descobrir novas formas de aprender, criar e comunicar, bem como consumir TV, numa escala nunca antes vista”, comentou a presidente executiva do grupo Vodafone, Margherita Della Valle, em comunicado publicado online.

“A nossa parceria alargada com a Vodafone ajudará a levar os nossos produtos e serviços de IA mais avançados, incluindo os nossos modelos Gemini, a mais pessoas na Europa e em África. Estou entusiasmado por ver como os consumidores da Vodafone, as pequenas empresas e os governos, utilizarão a IA generativa e o Google Cloud para transformar a forma como trabalham e acedem à informação”, referiu o CEO da Google e da Alphabet, Sundar Pichai.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.