[weglot_switcher]

Volkswagen diz que fecho de fábricas na Alemanha não afeta Autoeuropa

O grupo anunciou o encerramento de fábricas na Alemanha, numa tentativa de reduzir custos. Garante, contudo, que estes planos não vão afetar a fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela.
30 Novembro 2024, 11h25

A redução de postos de trabalho e encerramento de algumas fábricas da Volkswagen na Alemanha não vai afetar a fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, garante o grupo alemão.

“Os planos de cortar empregos e fechar fábricas dizem respeito apenas à Alemanha. No momento, não há impacto na nossa fábrica em Palmela”, disse o responsável de comunicação da Volkswagen na Alemanha, em resposta a perguntas colocadas pela Lusa.

Também Rogério Nogueira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, afirmou à agência que, “à data de hoje, não existe nenhum indicador que nos leve a pensar que a situação que se passa nas fábricas da Volkswagen na Alemanha tenha algum impacto, quer na produção prevista, quer também no que diz respeito ao futuro da Autoeuropa”.

A fábrica da Autoeuropa está a produzir 1.005 veículos por dia do modelo T-ROC, um dos mais vendidos em toda a Europa. No conjunto do ano passado, produziu um total de 220.100 automóveis, o que representa uma subida de 14% face a 2022.

No final de outubro, a Volkswagen disse estar a ponderar avançar com cortes “severos” e que tomará “decisões difíceis e dolorosas” na Alemanha, numa altura em que considera que a única opção é “reduzir custos e aumentar a produtividade”, especialmente nas fábricas do país.

O administrador financeiro da empresa, Arno Antlitz, confirmou, numa conferência de imprensa para apresentar os  resultados, que a empresa estaria a considerar possíveis encerramentos de fábricas na Alemanha, sem avançar um número específico.

Os lucros da Volkswagen caíram 42% no terceiro trimestre, até aos 2,86 mil milhões de euros. As receitas recuaram 0,5% e ficaram-se pelos 78,5 mil milhões de euros. Neste período, as vendas de veículos derraparam 8,3%, face ao mesmo período do ano passado.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.