[weglot_switcher]

Volume de negócios na indústria cai 33% devido à Covid-19

Depois de ter sido registada uma queda de 9%, em março, o INE dá conta de uma queda de 33% em abril. As vendas na indústria com destino ao mercado externo foram as mais afetadas.
8 Junho 2020, 11h21

No mês de abril, o índice de volume de negócios na indústria registou uma queda de 33,1%, trata-se de um aumento comparativamente ao mês de março quando foi registado uma queda de 8,7%. Tanto as vendas para o mercado nacional como internacional não escaparam aos impactos provocados pela pandemia da Covid-19.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta segunda-feira, informa que as vendas com destino ao mercado nacional diminuíram 26,4% em abril, o que compara com a redução de 5,6% observada no mês anterior. Já as vendas destino ao mercado externo registaram uma diminuição homóloga de 42,5%.

De forma geral, a redução do volume de negócios foi particularmente pronunciada no agrupamento de bens de investimento, que registou uma variação de menos 64,7% após um deslize 26,0% verificado em março. A energia e os bens de consumo contribuíram com uma redução de 33,4% e 27,3% cada, enquanto que os bens intermédios acentuaram a redução homóloga em 17,4 p.p., fixando-se nos 21,7%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.